Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/20201
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2015_MarcelaRubimSchwabLeiteRodrigues.pdf1,29 MBAdobe PDFView/Open
Title: Formar-se para ensinar na educação profissional, científica e tecnológica : uma experiência de um instituto federal
Authors: Rodrigues, Marcela Rubim Schwab Leite
Orientador(es):: Freitas, Maria da Conceição da Silva
Assunto:: Ensino profissional
Formação profissional
Trabalho docente
Issue Date: 13-May-2016
Citation: RODRIGUES, Marcela Rubim Schwab Leite. Formar-se para ensinar na educação profissional, científica e tecnológica: uma experiência de um instituto federal. 2015. 116 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Abstract: O presente trabalho é resultado de uma pesquisa de Mestrado Profissional em Educação na Área de Políticas Públicas e Gestão da Educação Profissional e Tecnológica do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília e teve como objetivo geral analisar a contribuição do Curso de Especialização em Docência para Educação Profissional, Científica e Tecnológica para a prática pedagógica dos docentes não licenciados do IFMS campus Coxim justificado pela necessidade e importância da formação pedagógica para ensinar, e específicos: utilizar-se da legislação e bibliografia que fundamentam a EPT dos IFs; identificar o perfil dos docentes do IFMS campus Coxim e suas percepções acerca da formação pedagógica para prática docente; analisar as percepções dos estudantes das práticas docentes dos cursistas da Especialização e identificar os fatores de construção do saber docente. Os resultados do estudo revelaram que os saberes docentes dos professores não licenciados são fundamentados nas experiências acadêmicas e pessoais vivenciadas e que vão se solidificando e direcionando a prática docente por meio de formação continuada, pedagógica e/ou específica, a fim de constante atualização, acompanhamento do meio tecnológico e melhor formação do estudante. Todavia, evidenciou-se nos relatos que a formação pedagógica, ofertada por meio do curso de Especialização, contribuiu para construção do saber docente, especificamente pedagógico, dos professores não licenciados do IFMS campus Coxim, porém sem o caráter de terminalidade sendo necessário, para tanto, oferta de programa de formação continuada e permanente para todos os professores, licenciados ou não, direcionada a construção do saber docente e coletivo para a EPT.
Abstract: This work is the result of a Professional Master's Research in Education Area Public Policy and Professional Education Management and Technology at the Graduate Program in Education of the Faculty of Education at the University of Brasilia and aimed to analyze the contribution of Specialization Course in Teaching for Professional Education, Science and Technology for teaching practice of unlicensed teachers of IFMS campus Coxim justified by the need and importance of pedagogical training for teaching, and specific: relying on the laws and bibliography that underlie VET the IFs; identify the profile of teachers in IFMS campus Coxim and their perceptions about the pedagogical training for teaching practice; analyze the perceptions of students of teaching practices of teacher students of specialization and identify the construction factors of teaching knowledge. The study results revealed that the knowledge teachers of unlicensed teachers are based on academic and personal experiences and that will solidify and directing the teaching practice through continuing education, teaching and / or specific, in order to constantly update, monitoring of technological environment and better training of the student. However, it was evidenced in reports that pedagogical training, offered through the specialization course, contributed to the construction of teaching knowledge, specifically educational, non-licensed teachers IFMS campus Coxim, but without the character of terminally being required, to do, so provision of continuous and permanent training program for all teachers, graduates or not, directed the construction of teaching knowledge and collective for VET.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Educação (FE)
Description: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Departamento de Pós-Graduação, Mestrado Profissional em Educação, 2015.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado Profissional
Licença:: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2015.12.D.20201
Appears in Collections:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Show full item record " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/20201/statistics">



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.