http://repositorio.unb.br/handle/10482/20063
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2015_MariaJucileneLimaFerreira.pdf | 2,35 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título : | Docência, escola do campo e formação : qual o lugar do trabalho coletivo? |
Otros títulos : | Teaching in the field school and educators of training : what is the place of collective work? Enseñanza en la escuela y formación de educadores de campo : ¿cuál es el lugar de trabajo colectivo? |
Autor : | Ferreira, Maria Jucilene Lima |
Orientador(es):: | Molina, Mônica Castagna |
Assunto:: | Docência Educação do campo Professores - formação |
Fecha de publicación : | 2-may-2016 |
Data de defesa:: | 17-abr-2015 |
Citación : | FERREIRA, Maria Jucilene Lima. Docência, escola do campo e formação: qual o lugar do trabalho coletivo?. 2015. 235 f., il. Tese (Doutorado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015. |
Resumen : | Nesta pesquisa, busca-se investigar as relações existentes entre o trabalho docente na Escola de Campo e os pressupostos teórico-metodológicos da formação no curso de Licenciatura em Educação do Campo (LEdoC), da UnB. Partimos das seguintes indagações: (i) como o trabalho docente, na escola, articula o conhecimento com a realidade social dos sujeitos do campo? (ii) em que medida o trabalho docente e conhecimento dialogam no processo de formação e profissionalidade do Educador do Campo? Nesse sentido, pretende-se caracterizar aspectos da realidade social e do trabalho docente, focalizando as dimensões coletivas desse trabalho na relação díade entre a gestão da escola e a comunidade, com base nos pressupostos teórico-metodológicos dos processos formativos da Licenciatura em Educação do Campo. Nosso objeto de pesquisa compreende o trabalho docente de Educadores do Campo que cursaram e que cursam a LEdoC (turmas II, III e V) e atuam na Comunidade Engenho II, Município de Cavalcante-GO. O referencial teórico de maior relevância para a pesquisa é composto por: Antunes (2009), Mészáros (2005), Marx & Engels (2009), Vázquez (2011), Luiz Freitas (2008, 2010, 2011), Helena Freitas (2002, 2003), Silva (2008, 2011), Pistrak (2000, 2009), Molina (2010, 2011, 2012), Molina & Sá (2012), Caldart (2010, 2012) e Frigotto (2009). A pesquisa se apoia no Materialismo Histórico Dialético para uma interpretação crítica acerca das relações sociais que se estabelecem entre trabalho docente, escola e processos formativos na LEdoC. A metodologia do trabalho de campo se desenvolveu a partir da observação direta das atividades escolares e da vida camponesa na Comunidade Engenho II, durante o período de agosto a outubro de 2013 e em setembro de 2014, por meio de entrevistas semiestruturadas e do preenchimento de uma ficha para obter informações como identificação pessoal, formação e aspectos da profissão docente. Também foram analisados 11 artigos científicos que tratam dos procedimentos formativos na LEdoC. Os resultados apontam aspectos de aproximação e distanciamento do trabalho pedagógico, do trabalho docente e dos processos formativos na construção da Escola do Campo, protagonizada pelos trabalhadores camponeses organizados. A conclusão do estudo defende o trabalho coletivo como força motriz para a qualificação das relações estabelecidas entre a docência, Escola do Campo e formação de educadores em favor da construção da Escola do Campo, a partir de duas teses, a saber: (I) os pressupostos teórico-metodológicos na formação de Educadores do Campo serão apreendidos, mais efetivamente, se desenvolvidos a partir de um trabalho coletivo, de perspectiva interdisciplinar, durante todo o curso de Licenciatura, tanto no Tempo Escola como no Tempo Comunidade, entre educadores em formação e professores-formadores; e (II) o trabalho coletivo entre escola (gestão), docentes, discentes e universidade (professores formadores), ancorado ao movimento da práxis criadora, favorece a qualidade dos processos formativos da escola e da universidade, bem como a formação emancipatória dos sujeitos. |
Abstract: | In this study we seek to investigate the existing relationships between teacher's work in the Field School and the theoretical and methodological principles of training in the Bachelor's Degree in Rural Education (LEdoC) of University of Brasilia (UnB). We set the following questions: how teacher's work, at school, articulates the knowledge with the social reality of the subjects of the field? To what extent the teaching and knowledge dialogue with each other in the process of training and professionalism of the Field Educator? The main purpose was to characterize aspects of social reality and of teaching, focusing on the collective dimensions of this work among peers, school management, the community and its relationship with the theoretical and methodological assumptions of the formation processes of the Degree in Rural Education. Our research object comprises the teaching Field Educators who attended and who attend LEdoC (classes II, III and V) and act in the Community Engenho II, Municipality of Cavalcante-GO. The most relevant theoretical framework for research is anchored in: Antunes (2009), Mészáros (2005), Marx and Engels (2009), Vázquez (2011), Luiz Freitas (2008, 2010, 2011), Helena Freitas (2002, 2003), Silva (2008, 2011), Pistrak (2000, 2009), Molina (2010, 2011, 2012), Molina and Sá (2012), Caldart (2010, 2012), Frigotto (2009). The research is based on Dialectical Materialism history for a critical interpretation of social relations established between teaching, school and training processes in LEdoC. In field experiments did direct observation of school activities and peasant life in the Community Engenho II, in the period from August to October 2013 and September 2014, semi-structured interviews and completing a record for personally identifiable information, training and aspects of the teaching profession. Were also analyzed 11 scientific articles dealing with the training procedures in LEdoC. The results point approach aspects and distance of the pedagogical work, teaching and training processes in the construction of the Field School, led by organized peasant workers. The conclusion of the study advocates the collective work as a driving force for the qualification of the links between teaching, school field and teacher training in favor of the construction of the Field School, from two theses, namely: 1) the assumptions theoretical and methodological in the Field Educator training will be seized, more effectively, it developed from a collective work in an interdisciplinary perspective, throughout the Degree, both in the Time School, as the Community Time, among educators in training and teacher-trainers; and 2) the collective work between school (management), teachers, students and university (former teachers), anchored in the movement of creative praxis, favors the quality of the formation processes of the school and the university, and the emancipatory education of the subjects. |
Resumen: | En esta investigación, se tratan de investigar la relación entre el trabajo de los profesores en la Escuela de Campo y los principios teoricos y metodologicos de la formación en la Licenciatura en Educación de Campo (LEdoC) de UnB. Establecemos las siguientes preguntas: (i) ¿Cómo trabajo de los docentes, en la escuela, articula el conocimiento con la realidad social de los sujetos del campo? (ii) ¿En qué medida la enseñanza y el conocimiento dialoga entre sí en el proceso de formación y profesionalidad del educador del campo? El principal objetivo fue caracterizar los aspectos de la realidad social y de la enseñanza, centrándose en las dimensiones colectivas de este trabajo entre pares, la gestión de la escuela, la comunidad y su relación con los supuestos teóricos y metodológicos de los procesos de formación de la Licenciatura en Educación del Campo. Nuestro objeto de estudio comprende lo trabjo de la enseñanza de lós Educadores del Campo que asistieron y que asisten la Ledoc (Clase II, III y V) y actua en la Comunidad Engenho II, Municipio de Cavalcante-GO. El marco teórico más relevante para la investigación está anclado en: Antunes (2009), Mészáros (2005), Marx y Engels (2009), Vázquez (2011), Freitas, L. (2008, 2010 y 2011), Freitas, H. (2002, 2003), Silva (2008, 2011), Pistrak (2000 y 2009), Molina (2010, 2011, 2012), Molina y Sá (2012), Caldart (2010, 2012), Frigotto (2009). La investigación se soporta en lo materialismo dialéctico para una interpretación crítica de las relaciones sociales que se establecen entre los procesos de enseñanza, escolares y de formación en la LEdoC. En experimentos de campo hizo la observación directa de las actividades de la escuela y la vida campesina en la Comunidad Engenho II, en el período de agosto a octubre de 2013 y septiembre 2014, entrevistas semi-estructuradas y uno registro de información de personal, la formación y los aspectos de la profesión docente. También se analizaron 11 artículos científicos que se ocupan de los procedimientos de formación en la LEdoC. Los resultados apuntan aspectos de aproximación y distancia de los procesos pedagógicos de trabajo de enseñanza y de formación en la construcción de la Escuela de Campo, encabezados por trabajadores campesinos organizados. La conclusión del estudio aboga por el trabajo colectivo como una fuerza impulsora para la calificación de los vínculos entre la enseñanza, el campo de la escuela y la formación docente en favor de la construcción de la Escuela de Campo, desde dos tesis, a saber: (I) los supuestos teórico y metodológico en la formación del Educador de Campo se hacen, con mayor eficacia, se desarrolló desde una obra colectiva en una perspectiva interdisciplinaria, largo de la carrera, tanto en lo Tiempo Escuela, como el Tiempo en la Comunidad, entre los educadores en la formación y formadores de maestros; y (II) el trabajo colectivo entre la escuela (gestión), los profesores, los estudiantes y la universidad (formadores de maestros), anclados en el movimiento de la praxis creativa, favorece la calidad de los procesos de formación de la escuela y la universidad, y la educación emancipadora de los sujetos. |
metadata.dc.description.unidade: | Faculdade de Educação (FE) |
Descripción : | Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2015. |
metadata.dc.description.ppg: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Licença:: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. |
DOI: | http://dx.doi.org/10.26512/2015.04.T.20063 |
Aparece en las colecciones: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.