Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/19682
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_GuilhermeNogueiraDias.pdf2,38 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Construção de uma matriz curricular integrada para o ensino médio : um caminho para a recontextualização consciente do currículo
Autor(es): Dias, Guilherme Nogueira
Orientador(es): Gauche, Ricardo
Assunto: Currículos - avaliação
Educadores - Distrito Federal (Brasil)
Ensino médio - métodos de ensino
Escolas públicas - Distrito Federal (Brasil)
Data de publicação: 14-Mar-2016
Referência: DIAS, Guilherme Nogueira. Construção de uma matriz curricular integrada para o ensino médio: um caminho para a recontextualização consciente do currículo. 2015. 112 f., il. Dissertação (Mestrado Profissionalizante em Ensino de Ciências)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: O currículo de grande parte das instituições educacionais de Ensino Médio encontra-se desconectado da realidade social da comunidade em que essas estão inseridas. Uma das causas desse distanciamento pode estar relacionada à passividade com que o corpo docente das instituições recebe e recontextualiza as orientações curriculares elaboradas em conjunto por grupos técnicos, governos federal e estaduais. Parte dos educadores de Ensino Médio possuem entendimento superficial dos conceitos de currículo e de integração curricular, o que restringe as discussões desses nas escolas e limita o alcance das diretrizes curriculares nacionais e estaduais. As orientações propostas nas mais recentes Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (DCNEM) apontam a interação entre os conhecimentos formais como fundamental para a formação integral de jovens. O objetivo deste trabalho é relatar o processo reflexivo coletivo da elaboração de pontos de integração curricular como passo inicial para a construção de uma matriz curricular integrada para o primeiro ano do Ensino Médio, baseada nas DCNEM e no Currículo em Movimento (diretrizes curriculares para o Ensino Médio do Distrito Federal) e contando com a participação do corpo docente e discente de uma escola pública de Ensino Médio do Distrito Federal. A metodologia utilizada durante o trabalho foi a pesquisa qualitativa colaborativa, pelo entendimento de que a voz do professor é valiosa e o diálogo, característica inerente dessa metodologia, essencial à efetividade do processo. O espaço/tempo da Coordenação Pedagógica foi o escolhido para a realização da pesquisa, visto ser o local apropriado para que o planejamento pedagógico coletivo seja desenvolvido. O trabalho foi realizado no decurso do segundo semestre de 2014 e primeiro semestre de 2015. O curso semanal de formação continuada do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio oferecido aos educadores da escola durante parte da pesquisa nos forneceu valioso aporte teórico. A metodologia foi desenvolvida por meio da aplicação de um questionário inicial sobre as percepções dos professores sobre conceitos como currículo e integração curricular cujas respostas foram transformadas em um texto colaborativo, um questionário para os estudantes sobre seus interesses de aprendizagem, a construção individual por parte dos professores de um quadro em que os possíveis pontos de integração foram identificados e a elaboração em grupo das ações integradoras com base nas respostas dadas por professores e estudantes às atividades propostas. Ressalto que o trabalho é apenas um passo inicial no caminho de uma matriz curricular integrada que valorize a opinião de educadores e educandos na busca de formação humana integral.
Abstract: The High School curriculum of a major part of the educational institutions is disconnected from the social reality of the community in which these are located. One of the causes of this gap may be related to the passivity which the faculty of these institutions receives and reframes the curriculum guidelines developed jointly by technical groups, federal and state governments and . Part of high school educators have superficial understanding of curriculum concepts and curriculum integration, which restricts these discussions in schools and limits the scope of national and state curriculum guidelines. The guidelines proposed in the latest Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (DCNEM) show the interaction between the formal knowledge as fundamental to the integral formation of young people. The objective of this study is to report the collective reflective process involved in the construction of curriculum integration points as a first step to building an integrated curriculum for the first year of high school, based on DCNEM and the Currículo em Movimento (curriculum guidelines for the High School in the Distrito Federal) with the participation of teachers and students from a public high school in the Distrito Federal. The methodology used for the study was the collaborative qualitative research, based on the belief that the teacher's voice is valuable and dialogue, inherent characteristic of this methodology, essential to the effectiveness of the process. The space-time of Pedagogical Coordination was chosen for the research, since this is the appropriate place for the development of collective pedagogical planning. The study was conducted during the second half of 2014 and first half of 2015. The weekly course of continuous formation of the Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio offered to schoolteachers during part of the research provided us with valuable theoretical contribution. The methodology was developed through the application of an initial survey on the perceptions of teachers about concepts like curriculum and curriculum integration whose answers were transformed into a collaborative text, a questionnaire for students learning about their interests, individual construction by the teachers of a framework in which the possible integration points have been identified and the elaboration of the integrative actions based on answers given by teachers and students to the proposed activities. I emphasize that the research is only an initial step towards an integrated curriculum that values the opinion of teachers and students in the pursuit of integral human formation.
Unidade Acadêmica: Instituto de Química (IQ)
Instituto de Física (IF)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Instituto de Física, Instituto de Química, Faculdade UnB Planaltina, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Mestrado Profissionalizante em Ensino de Ciências, 2015.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Mestrado Profissionalizante
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2015.07.D.19682
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.