Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/19283
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2015_JaíneGonçalvesAraujo.pdf1,72 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título : Evasão na EAD : um survey com estudantes do curso de licenciatura em Música a distância da UnB
Autor : Araujo, Jaíne Gonçalves
Orientador(es):: Marins, Paulo Roberto Affonso
Assunto:: Música - instrução e estudo
Ensino a distância
Licenciatura
Evasão universitária
Fecha de publicación : 25-ene-2016
Citación : ARAUJO, Jaíne Gonçalves. Evasão na EAD: um survey com estudantes do curso de licenciatura em Música a distância da UnB. 2015. 109 f., il. Dissertação (Mestrado em Música)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumen : O objetivo da presente pesquisa consiste em identificar e analisar os fatores que causam evasão dos alunos do curso de Licenciatura em Música a Distância da Universidade de Brasília (UnB). Para isso foi feita uma pesquisa utilizando a metodologia survey, na qual foi aplicado um questionário via ligação telefônica e e-mail, a fim de fazer a coleta de dados. A fundamentação teórica parte dos princípios de educação a distância, educação musical e evasão. O texto apresenta a forma de implantação do Sistema Universidade Aberta do Brasil na UnB, como o Departamento do Curso de Licenciatura em Música trabalha com esse sistema e a influência da evasão nesse contexto. A análise dos dados permitiu conhecer os fatores que levaram os alunos a desistirem da conclusão do curso como a falta de tempo e dificuldades na realização das disciplinas. Espera-se que esta pesquisa possa contribuir com as pesquisas na área de educação a distância, evasão, educação musical e na formação a distância do professor de música.
Abstract: The aim of this research is to identify and analyze the factors that cause dropout of students in the Bachelor's Degree in Music Distance from the University of Brasilia (UNB). For this research was done using the survey methodology, which a questionnaire was administered via telephone and e-mail connection to data collection. The theoretical basis address principles of distance education, musical education and evasion. The text presents the form of implementation of the System Open University of Brazil at UNB, as the Department's Degree in Music Course work with this system and the influence of evasion in this context. Data analysis allowed to know the factors that caused students to dropout of graduation as lack of time and difficulties in carrying out disciplines. It is hoped that this research will contribute to the research in education the distance, evasion, musical education and distance learning music teacher.
metadata.dc.description.unidade: Instituto de Artes (IdA)
Departamento de Música (IdA MUS)
Descripción : Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Música, Programa de Pós-graduação em Música, 2015.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Música
Licença:: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2015.06.D.19283
Aparece en las colecciones: Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar el registro Dublin Core completo del ítem " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/19283/statistics">



Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.