http://repositorio.unb.br/handle/10482/19258
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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2015_MarcusViniciusRibeiroESouza.pdf | 10,63 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título : | Comportamento mecânico de um agregado reciclado como base de pavimento flexível a partir de um modelo físico |
Otros títulos : | Mechanical behavior of a recycled aggregate as base of a flexible pavement from a physical model |
Autor : | Souza, Marcus Vinícius Ribeiro e |
Orientador(es):: | Farias, Márcio Muniz de |
Coorientador(es):: | Palmeira, Ennio Marques |
Assunto:: | Reaproveitamento (sobras, refugos, etc.) Pavimentos flexíveis Materiais de construção - reaproveitamento |
Fecha de publicación : | 24-ene-2016 |
Data de defesa:: | 26-jun-2015 |
Citación : | SOUZA, Marcus Vinícius Ribeiro e. Comportamento mecânico de um agregado reciclado como base de pavimento flexível a partir de um modelo físico. 2015. xx, 125 f., il. Tese (Doutorado em Geotecnia)—Universidade de Brasília, 2015. |
Resumen : | Em dias atuais a preocupação por soluções sustentáveis para a redução do consumo acelerado de recursos minerais não renováveis e a inserção de resíduos beneficiados na cadeia produtiva vem promovendo novas pesquisas com materiais alternativos para o setor da construção civil. Esta pesquisa teve como objetivo avaliar o desempenho de pavimentos flexíveis construídos com o emprego de agregados reciclados de Resíduos de Construção e Demolição (RCD), proveniente da demolição do estádio Mané Garrincha da cidade de Brasília, capital do Brasil, em camadas de base, por meio, de um modelo físico de verdadeira grandeza. No modelo, buscou-se simular em laboratório as condições mais próximas às condições de campo, de maneira mais controlada, construindo uma estrutura de pavimento tipo composta por camadas de subleito, base e revestimento, no interior de uma caixa de dimensões iguais a 1,60 m x 1,60 m x 1,20 m de altura. Os carregamentos transmitidos ao pavimento foram aplicados com auxílio de uma viga de reação e um cilindro hidráulico acoplado a uma unidade de força que submetiam uma placa rígida de diâmetro igual a 300 mm a carregamentos cíclicos da ordem de 40 kN e frequência de aplicação de 1 Hz. Os resultados dos ensaios no modelo físico indicam que, apesar do comportamento complexo devido à sua heterogeneidade, o agregado reciclado (AR) proveniente do beneficiamento de resíduos da construção civil demonstrou características positivas e desejáveis para a sua aplicação em obras de infraestrutura rodoviária, visto que os valores das instrumentações apontaram para um bom comportamento da estrutura do modelo físico. As análises de deformação e deslocamentos permanentes permitiram concluir que o modelo experimental tanto a estrutura como a camada de base teriam condições de suportar mais ciclos de carga sem atingir critérios limites de intervenção para pavimentos flexíveis. De maneira complementar os ensaios de módulo de resiliência, Índice de Suporte Califórnia o RCD demonstrou um bom desempenho frente às condições mínimas exigidas pelo Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte – DNIT do Brasil, validando que a reciclagem pode ser uma solução sustentável para o destino do RCD de forma a compensar a extração exaustiva dos recursos minerais. |
Abstract: | Nowadays, concern about sustainable solutions for decreasing the consumption of renewable mineral resources and the insertion of enhanced waste on the productive chain has been promoting new research using alternative materials for the construction sector. This research had the objective of assessing the behavior of flexible pavement built with Construction and Demolition Waste in base layers through a physical model in true magnitude. The Construction and Demolition Waste (CDW) came from the stadium Mané Garrincha at Brasilia, Brazil. The model sought simulating at the laboratory the closest conditions to the field condition, but in a more controlled way, by building a pavement structure made of subgrade, base and pavement layers inside a box of 1,60 m x 1,60 m x 1,20 m high. The loads transmitted to the paving were applied by means of a reaction beam and a hydraulic cylinder coupled to a force unit. The equipment applied cyclic loading of about 40 kN with a frequency of 1 Hz to a rigid plate of 300 mm of diameter. The results of the physical model suggest that, despite of the complexities coming from heterogeneities, the recycled aggregate from enhanced waste of civil construction demonstrated positive and desirable characteristics for its application on road infrastructure, because the values of instrumentation pointed to a good behavior of the structure of the physical model. Analysis of deformations and permanent displacements allowed concluding that both the structure and the base layer would have conditions to support more loading cycles without reaching limit intervention criteria for flexible paving. Resilience module test and California Bearing Ratio (CBR) for the construction and demolition waste showed good behavior for the minimal conditions required by the National Department of Transport and Infrastructure of Brazil. This validates that recycling is a sustainable solution for construction and demolition waste and a way of compensating the extraction of mineral resources. |
metadata.dc.description.unidade: | Faculdade de Tecnologia (FT) Departamento de Engenharia Civil e Ambiental (FT ENC) |
Descripción : | Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2015. |
metadata.dc.description.ppg: | Programa de Pós-Graduação em Geotecnia |
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DOI: | http://dx.doi.org/10.26512/2015.06.T.19258 |
Aparece en las colecciones: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
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