http://repositorio.unb.br/handle/10482/1921
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2006_Claudemir Hanke.pdf | 627,66 kB | Adobe PDF | Voir/Ouvrir |
Titre: | Impacto do treinamento no trabalho : análise de ações de capacitação de auditores do Banco do Brasil |
Auteur(s): | Hanke, Claudemir |
Orientador(es):: | Souza, Eda Castro Lucas de |
Assunto:: | Aprendizagem organizacional Pessoal - treinamento Formação profissional Bancários |
Date de publication: | 4-mai-2006 |
Data de defesa:: | 4-mai-2006 |
Référence bibliographique: | HANKE, Claudemir. Impacto do treinamento no trabalho: análise de ações de capacitação de auditores do Banco do Brasil. 2006. 118 f. Dissertação (Mestrado em Administração)-Universidade de Brasília, Brasíla, 2006. |
Résumé: | Este estudo objetivou verificar o impacto em amplitude das ações de capacitação da Universidade Corporativa do Banco do Brasil, através do Curso Auditoria Baseada em Risco - ABR, nos funcionários da Unidade de Auditoria Interna do Banco do Brasil. Primeiramente foi realizada uma revisão bibliográfica que contemplou o tema aprendizagem em organizações e as suas principais abordagens (aprendizagem organizacional e organizações que aprendem), destacando o aspecto da aprendizagem organizacional como metáfora, os níveis de aprendizagem nas organizações e as universidades corporativas, para em seguida, tratar da importância da avaliação de treinamentos e da sua evolução no tempo, apresentando modelos desenvolvidos por estudiosos da área, com ênfase no Modelo Impact (Abbad, 1999). Este modelo foi adaptado para ser utilizado no presente trabalho, em razão de características da organização estudada e do curso avaliado. A pesquisa teve caráter descritivo e correlacional e utilizou o método do tipo survey, usando questionário composto de três escalas: Impacto do Treinamento no Trabalho, Suporte Organizacional e Suporte à Transferência - desenvolvidas e validadas por Abbad (1999), sendo que as últimas duas, em razão das alterações promovidas no presente estudo, foram revalidadas estatisticamente. Os questionários foram distribuídos entre os concluintes do curso ABR nas 23 Gerências de Auditoria no País e no exterior. Foram realizadas análises descritivas para identificar o impacto do curso ABR, o suporte organizacional, o suporte à transferência e as características pessoais dos egressos do curso avaliado. Para revalidar as escalas de Suporte Organizacional e Suporte à Transferência foram realizadas análises dos componentes principais (PC) e o método de fatoração dos eixos principais (PAF). Também foram feitas análises de regressão múltipla padrão e stepwise para examinar a correlação entre as variáveis independentes: suporte organizacional, suporte a transferência e características da clientela, com a variável dependente impacto do treinamento no trabalho, considerando a percepção dos concluintes do curso ABR dessas variáveis. Os resultados mostraram que os egressos do curso ABR percebem impacto positivo do treinamento no trabalho e apenas a variável suporte à transferência contribuiu significativamente para a explicação de impacto do treinamento no trabalho medido em amplitude.
_________________________________________________________________________________________ ABSTRACT This study aimed to check the amplitude impact of Universidade Corporativa do Banco do Brasil (Corporative University of Banco do Brasil) on qualifying actions, through the Curso Auditoria Baseada em Risco – ABR (Based on Risk Audit Course), attended by the employees of Unidade de Auditoria Interna do Banco do Brasil (Internal Audit Department of Banco do Brasil). First of all, it was done a bibliography review whose theme was learning in organizations and its main topics (organizational learning and learning organization), focusing on organizational learning as a metaphor, the levels of learning in organizations and the corporative universities. Afterwards, it focused on the relevance of training evaluation and its evolution in time, introducing models developed by researchers, emphasizing on Impact Model (Abbad, 1999). This model was adapted for the present work, considering the particular characteristics of the organization in study and its course. This is a descriptive and correlational research and used survey method, working with questionnaires composed of three scales: impact of Training on Work, Organizational Support and Transference Support – developed and tested by Abbad (1999). Because of the adaptations for the present research, the last two levels mentioned above were statistically revalidated. The questionnaires were applied among the graduating of ABR course throughout the 23 Regional Internal Audit Departments in Brazil and in foreign countries. Descriptive analyses were done in order to identify the impact of ABR course, the organizational support, the transference support and personnel characteristics of the graduating. To revalidate the Organizational Support and the Transference Support scales, principal components (PC) analyses were done and also the method of principal axes factoring (PAF). Standard multiple regression and “stepwise” analyses were also done to examine the correlation among the independent variables: organizational support, transference support and graduating characteristics, and the dependant variable impact of training on work, considering the graduating on ABR perceptions on these variables. The results show that the graduating on ABR realizes the positive impact of training on work and transference support was the only variable which significantly contributed to explain the measured amplitude of the impact of training on work. |
Description: | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação, 2006. |
Collection(s) : | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
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