http://repositorio.unb.br/handle/10482/19141
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2015_RonyMarceloArteagaVelasquez.pdf | 4,82 MB | Adobe PDF | Voir/Ouvrir |
Titre: | Representações esquemáticas de linhas de transporte público urbano por ônibus : método de avaliação da percepção do usuário |
Auteur(s): | Arteaga Velasquez, Rony Marcelo |
Orientador(es):: | Gonzales Taco, Pastor Willy |
Assunto:: | Mapas de transporte público Geografia dos transportes Geografia humana Sistemas de informação geográfica Análise fatorial |
Date de publication: | 8-jan-2016 |
Data de defesa:: | 14-jui-2015 |
Référence bibliographique: | VELASQUEZ, Rony Marcelo Arteaga. Representações esquemáticas de linhas de transporte público urbano por ônibus: método de avaliação da percepção do usuário. 2015. xviii, 130 f., il. Dissertação (Mestrado em Transportes)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015. |
Résumé: | Os mapas esquemáticos de transporte público são o principal componente gráfico dos sistemas de informação de usuários em todo o mundo. Sabe-se que as características visuais dos mapas esquemáticos de transporte público afetam diretamente a interação dos usuários com o sistema de transporte público, como também com a interpretação da cidade. O objetivo geral desta dissertação é avaliar a percepção geográfica que os usuários de ônibus têm das representações esquemáticas de linhas de transporte público urbano para auxiliar no desenvolvimento de representações que facilitem a compreensão da informação contida nos mapas esquemáticos. Foram usados os conceitos e técnicas da geografia da percepção para construir um método que permite identificar os parâmetros que influenciam o usuário de ônibus na percepção geográfica das representações esquemáticas de linhas de transporte público urbano e as principais características da construção gráfica dos mapas esquemáticos de transporte público. Uma vez estabelecido, o método foi aplicado para um estudo de caso junto aos usuários de transporte público por ônibus de Brasília. O método proposto para avaliar a percepção dos mapas esquemáticos de transporte público consta de 19 atividades divididas em cinco etapas, que são: concepção, geração de mapas esquemáticos, avaliação dos mapas esquemáticos por parte dos usuários, tratamento dos dados e análise dos resultados. A realização do estudo de caso no Plano Piloto de Brasília serviu para validar o método, conseguindo-se aplicar todas as etapas metodológicas. O modelo de percepção geográfica dos usuários de transporte público, que é o principal componente do método e também o principal produto da dissertação, foi baseado no modelo de orientação espacial dos usuários de transporte público, e para gerar os mapas esquemáticos foi usado o método automático aplicando ferramentas próprias dos sistemas de informação geográfica (SIG). Finalmente a análise de dados foi realizada de forma quantitativa e qualitativa, usando principalmente a análise fatorial confirmatória para avaliar e validar o modelo proposto. A análise estatística descritiva dos dados mostrou que as pessoas com menos de 20 anos de idade são as que mais usam o transporte público, também revelou que as mulheres têm um maior sucesso no planejamento da viagem usando mapas esquemáticos. Com relação aos tipos de representação esquemática dos mapas, conseguiu-se estabelecer que nem sempre o mapa com maior grau de compreensão e aceitação por parte dos usuários permite o planejamento das viagens com maior sucesso. A análise fatorial confirmatória do modelo mostrou que existe uma correlação importante entre a decisão da rota e o monitoramento da rota na hora de usar os mapas esquemáticos de transporte público. |
Abstract: | The schematic maps of public transport are the main graphic component of the user’s information systems around the world. It is knew that the visual characteristics of schematic maps of public transportation directly affect how users can interact with the public transport system, as well as to the interpretation of the city. The overall objective of this work is to evaluate the geographic perception that bus users have of the schematic representations of urban public transportation lines to assist in the development of representations that facilitate comprehension of the information contained in the schematic maps. The concepts and techniques of geography of perception were used to construct a method that allows identify the parameters that influencing the bus user in the geographical perception of schematic representations of urban public transport lines and the main features of the graphical construction of schematic maps of public transport. Once established, the method was apply in a case study with bus public transport users of Brasília. The method proposed to evaluate the perception of public transport’s schematic maps consists of 19 activities divided into five stages, namely: deception, generation of schematic maps, evaluation of schematic maps by users, data processing and analysis of results. The completion of the case study in the Plano Piloto of Brasilia served to validate the method, achieving apply all methodological stages. The geographic perception model of public transport users, which is the main component of the method and also the main product of the thesis was based on the spatial orientation model of public transport users, and to generate the schematic maps was used the automatic method applying own tools of geographic information systems (GIS). Finally, the data analysis was performed by quantitatively and qualitatively form, using mainly confirmatory factor analysis to evaluate and validate the model. Descriptive statistical analysis of the data showed that people under 20 years of age are the most likely to use public transport, also revealed that women have greater success in planning the trip using schematic maps. Regarding the types of schematic representation of the maps, it was possible to establish that not always the map with a higher degree of understanding and acceptance by users allows the planning of trips with greater success. The confirmatory factor analysis model showed that there is an important correlation between the decision of the route and monitoring the route in time to use the schematic maps of public transport. |
Resumen: | Los mapas esquemáticos de transporte público son el principal componente gráfico de los sistemas de información de usuarios en todo el mundo. Se sabe que las características visuales de los mapas esquemáticos de transporte público afectan directamente la interacción de los usuarios con el sistema de transporte público, así como con la interpretación de la ciudad. El objetivo general de este trabajo es evaluar la percepción geográfica que los usuarios de autobuses tienen de las representaciones esquemáticas de las líneas de transporte público urbano para ayudar en el desarrollo de representaciones que faciliten la comprensión de la información contenida en los mapas esquemáticos. Los conceptos y técnicas de la geografía de la percepción fueron utilizados para desarrollar un método que permita identificar los parámetros que influyen en la percepción geográfica de las representaciones esquemáticas de las líneas de transporte público urbano del usuario de autobús y las principales características de la construcción gráfica de mapas esquemáticos de transporte público. Una vez establecido, el método fue aplicado a un caso de estudio con los usuarios de transporte público de autobús en Brasilia. El método propuesto para evaluar la percepción de los mapas esquemáticos de transporte público consta de 19 actividades divididas en cinco etapas, a saber: concepción, generación de mapas esquemáticos, evaluación de los mapas esquemáticos por parte de los usuarios, tratamiento de los datos y análisis de los resultados. La realización del estudio de caso en el Plano Piloto de Brasilia sirvió para validar el método, logrando aplicar todas las etapas metodológicas. El modelo de percepción geográfica de los usuarios del transporte público, que es el componente principal del método y también el producto principal de la tesis se basó en el modelo de orientación espacial de los usuarios de transporte público, y para generar los mapas esquemáticos se utilizó el método automático aplicando herramientas propias de los sistemas de información geográfica (SIG). Por último, el análisis de los datos se llevó a cabo cuantitativamente y cualitativamente, usando principalmente el análisis factorial confirmatorio para evaluar y validar el modelo propuesto. El análisis estadístico descriptivo de los datos mostró que las personas menores de 20 años de edad son los más propensos a utilizar el transporte público, también reveló que las mujeres tienen un mayor éxito en la planificación de su viaje usando mapas esquemáticos. En cuanto a los tipos de representación esquemática de los mapas, se pudo establecer que no siempre el mapa con un mayor grado de entendimiento y aceptación por parte de los usuarios permite la planificación de viajes con mayor éxito. El modelo de análisis factorial confirmatorio mostró que existe una correlación importante entre la decisión de la ruta y el seguimiento de la ruta, en el momento de utilizar los mapas esquemáticos de transporte público. |
metadata.dc.description.unidade: | Faculdade de Tecnologia (FT) Departamento de Engenharia Civil e Ambiental (FT ENC) |
Description: | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2015. |
metadata.dc.description.ppg: | Programa de Pós-Graduação em Transportes |
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DOI: | http://dx.doi.org/10.26512/2015.07.D.19141 |
Collection(s) : | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
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