Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.unb.br/handle/10482/19139
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2015_BeatrizHelenaPinhoSilva.pdf1,11 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título : Estudantes do curso de Pedagogia a distância (Fe/ UnB – UAB) : das suas trajetórias às perspectivas de longevidade escolar
Autor : Silva, Beatriz Helena Pinho
Orientador(es):: Sousa, Carlos Alberto Lopes de
Assunto:: Ensino a distância
Universidade aberta - Brasil
Pedagogia
Fecha de publicación : 8-ene-2016
Citación : SILVA, Beatriz Helena Pinho. Estudantes do curso de Pedagogia a distância (Fe/ UnB – UAB): das suas trajetórias às perspectivas de longevidade escolar. 2015. 112 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumen : A pesquisa foi realizada no município de Carinhanha (BA), com estudantes do curso de Pedagogia da Universidade de Brasília - UnB - em consórcio com a Universidade Aberta do Brasil - UAB. Com o escopo qualitativo, partindo da análise de discurso crítica e seu princípio da reflexividade, o trabalho teve como foco analisar a trajetória dos estudantes da EAD, considerando as suas condições de vida no lugar onde vivem e as perspectivas de longevidade escolar. Para isso, foram aplicados 25 questionários e realizadas entrevistas com 07 sujeitos. O referencial metodológico utilizado foi a análise de discurso crítica (RESENDE; RAMALHO, 2013) e a sua divisão em três momentos de reflexão: discurso direto, discurso indireto e pressuposição. Para a análise dos dados recolhidos e a reflexão sobre os problemas que enfrentam os sujeitos na sua realidade social e na sua relação com a educação a distância foram utilizados, entre outros autores, Lahire (1997), Portes (2000), Lopes, Lisniowski e Jesus (2011), Brito (2013). Dentre os principais resultados alcançados, destacam-se a importância da educação à distância para o município de Carinhanha (BA), e o modo como as trajetórias dos estudantes foram influenciadas por esse modelo educativo, o qual foi visto de modo positivo por eles. Quanto aos problemas ligados às condições de vida daquela localidade, os dados mostram que os sujeitos tiveram uma trajetória difícil, enfrentando muitos problemas, muitos deles derivados de sua condição socioeconômica e de deficiências na educação básica. A questão de gênero surgiu durante a pesquisa de campo sendo uma categoria que foi tratada no escopo do trabalho, pois faz parte da trajetória desses sujeitos, que são em sua maioria do sexo feminino. Observou-se que, em Carinhanha, a modalidade de educação a distância é viável, mesmo com uma estrutura que requer ainda melhorias, reformas e ações para que possa oferecer melhor atendimento aos esudantes. Apesar de tais problemas, a modalidade da EAD obteve êxito perante aquela comunidade, que continua tendo uma visão positiva da Universidade de Brasília. Dificuldades se mostraram presentes na realidade dos egressos, desde a falta de compreensão quanto à dimensão das estruturas sociopolíticas e opressoras que os envolvem as estruturas acadêmicas existentes. O diploma adquirido pelos egressos é visto por eles como uma conquista pessoal, sinal de reconhecimento vinculado à sua própria capacidade e dedicação, sendo um objeto de culto. O egresso tem o sentimento e a crença de que é por meio da constância da formação e por meio da longevidade escolar que se obtém o sucesso profissional e importância em outros setores da vida.
Abstract: The survey was conducted in the municipality of Carinhanha (BA), with students from the Faculty of Education at the University of Brasilia - UNB - in partnership with the Open University of Brazil - UAB. With the qualitative scope, based on the critical discourse analysis and its principle of reflexivity, the work focused on analyzing the trajectory of the students of distance education, considering their living conditions in the place where they live and the prospects for extended learning. For this, we applied 25 questionnaires and interviews with 07 subjects. The methodological framework used was the analysis of critical discourse (RESENDE; RAMALHO, 2013) and its division into three moments of reflection: direct speech, indirect speech and assumption. To analyze the collected data and the reflection on the problems facing the subjects in their social reality and its relation to the distance were used, among others, Lahire (1997), Portes (2000), Lopes, and Lisniowski Jesus (2011), Brito (2013). Among the main results, it highlights the importance of distance education for the city of Carinhanha (BA), and how the trajectories of the students were influenced by this educational model, which was seen positively by them. As for the problems related to living conditions that locality, the data show that the subjects had a difficult path, facing many problems, many of them derived from their socioeconomic status and deficiencies in basic education. The gender issue arose during the fieldwork being a category that has been treated in the scope of work, as part of the trajectory of these individuals, who are mostly female. It was observed that in Carinhanha, the distance education mode is feasible, even with a structure that still requires improvements, reforms and actions so you can offer better service to estudantes. Despite such problems, the mode was successful against that community, which continues to have a positive view of the University of Brasilia. Difficulties proved present in the reality of graduates from the lack of understanding about the extent of socio-political and oppressive structures that involve existing academic structures. The diploma acquired by the students is seen by them as a personal achievement, recognition signal linked to their own ability and dedication, being an object of worship. The graduate has the feeling and the belief that it is through constant training and through extended learning obtained professional success and importance in other walks of life.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Educação (FE)
Descripción : Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2015.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Educação
Licença:: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2015.07.D.19139
Aparece en las colecciones: Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar el registro Dublin Core completo del ítem " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/19139/statistics">



Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.