Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/19137
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2015_AlexandrePlessmannGonçalvesdeAlmeidaPradoXavier.pdf798,39 kBAdobe PDFView/Open
Title: A experiência mística e o gozo feminino
Authors: Xavier, Alexandre Plessmann Gonçalves de Almeida Prado
Orientador(es):: Chatelard, Daniela Scheinkman
Assunto:: Gozo sexual
Satisfação sexual
Sexo (Psicologia)
Issue Date: 8-Jan-2016
Citation: XAVIER, Alexandre Plessmann Gonçalves de Almeida Prado. A experiência mística e o gozo feminino. 2015. vii, 77 f., il. Dissertação (Mestrado em Psicologia Clínica e Cultura)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Abstract: Este trabalho buscou analisar as interfaces entre a experiência mística e o gozo. Para atingir esse objetivo, investigamos o conceito de gozo, partindo do Genuss freudiano à sistematização do campo do gozo elaborada por Lacan. Tal investigação foi fundamental para analisarmos os diversos modos pelos quais o campo do gozo pode ser descrito e compreendido. Abordamos diferenças e semelhanças entre o gozo fálico e o gozo mítico, analisando a figura do toro a fim de descrever, eficientemente, as modalidades de gozo. Tendo passado por estes esclarecimentos, analisamos a partilha sexual e a maneira pela qual o gozo feminino pode ser compreendido a partir da castração e da estrutura significante. Dessa forma, foi-nos possível postular a experiência mística como uma modalidade de gozo própria da mulher. Ademais, os relatos acerca da experiência mística demonstraram a possibilidade de compreender este modo de gozo como um acontecimento eminentemente particular, irredutível a qualquer universalização.
Abstract: This work aimed to analyze the interfaces between the mystical experience and the jouissance. To achieve this goal, we investigated the concept of jouissance, starting from the Freudian Genuss to the systematization of the field of jouissance elaborated by Lacan. Such investigation was fundamental to analyze the most diverse ways from which the field of jouissance can be described and understood. We approached differences and similarities between the phallic and the mythical jouissance, analyzing the torus figure in order to efficiently describe the modalities of jouissance. Having gone through such elucidations, we analyzed the sexual partition and the way the feminine jouissance can be understood from castration and significant structure. It was thus possible for us to postulate the mystical experience as a modality of the woman's jouissance. Furthermore, the accounts on mystical experience demonstrated the possibility of comprehending this modality of jouissance as an eminently particular event, irreducible to any universalization.
metadata.dc.description.unidade: Instituto de Psicologia (IP)
Departamento de Psicologia Clínica (IP PCL)
Description: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Clínica, Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica e Cultura, 2015.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica e Cultura
Licença:: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2015.08.D.19137
Appears in Collections:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Show full item record " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/19137/statistics">



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.