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Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://repositorio.unb.br/handle/10482/19100
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Titre: Inclusão de pessoas com deficiência na educação superior: representações sociais que produzem sentidos e (re)desenham cenários
Auteur(s): Alves, Denise de Oliveira
Orientador(es):: Cerqueira, Teresa Cristina Siqueira
Assunto:: Representações sociais
Professores
Deficientes
Integração social
Inclusão escolar - ensino superior
Date de publication: 7-jan-2016
Référence bibliographique: ALVES, Denise de Oliveira. Inclusão de pessoas com deficiência na educação superior: representações sociais que produzem sentidos e (re)desenham cenários. 2015. xxi, 311 f., il. Tese (Doutorado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasilia, 2015.
Résumé: Esse é um estudo de representações sociais (RS) e apresenta, como objeto de representação, a inclusão da Pessoa com Deficiência na Educação Superior. As RS, como são concebidas por Moscovici, são verdadeiras teorias do senso comum, cuja elaboração se dá coletivamente, no cerne das interações sociais, envolvendo e implicando sujeito(s)-sujeito(s) e sujeito(s)- instituição/instituições, numa determinada cultura, espaço e tempo. Uma de suas principais funções será, sempre, tornar o estranho familiar para, dessa forma, favorecer o convívio entre as pessoas e os grupos. Por serem as RS orientadoras e justificadoras das práticas, deseja-se entender como essa teoria pode contribuir para a compreensão da complexa materialização da política de inclusão de Pessoas com Deficiência na Educação Superior. Assim, o objetivo geral da pesquisa foi conhecer e analisar as RS e os elementos do núcleo central e sistema periférico sobre inclusão de Pessoas com Deficiência na Educação Superior construídas por professores e não professores participantes da pesquisa. Para tanto, os objetivos específicos buscaram identificar as RS e os elementos do núcleo central e sistema periférico sobre inclusão de Pessoas com Deficiência na Educação Superior construídas por professores e não professores; aprofundar a investigação das RS dos professores da Educação Superior acerca do tema por meio de entrevista semiestruturada; comparar as RS e os elementos do núcleo central e sistema periférico sobre inclusão de Pessoas com Deficiência na Educação Superior; e elaborar, a partir das RS conhecidas, proposições de aprimoramento ao processo de inclusão de Pessoas com Deficiência na Educação Superior. De abordagem qualitativa e quantitativa, a pesquisa utilizou, para a coleta das informações questionário, com Teste de Associação Livre de Palavras (TALP), uma técnica projetiva bastante utilizada em pesquisas de RS, e entrevistas semiestruturadas cuja análise baseou-se na proposta de análise do conteúdo de Bardin (2011). Muitos teóricos foram citados ao longo do texto com o sentido de dar sustentação ao estudo, entretanto, foi estruturante para a consecução de nosso objetivo o pensamento de Moscovici (1961; 1976; 1978; 1981; 1988; 2003; 2005); Abric (1996; 1998; 2001; 2003) e Mantoan (2001; 2003; 2004; 2010; 2015). Concluímos que, mesmo a despeito da importância da inserção social e dos elementos afetivos na base da elaboração das RS, não foram evidenciadas diferenças significativas com relação ao núcleo central das representações levantadas pelos grupos, que foram predominantemente de aparente conteúdo positivo. O predomínio de representações favoráveis à inclusão de Pessoas com Deficiência na Educação Superior nos contextos empíricos investigados sugere um avanço conceitual e nas práticas educacionais com relação à educação inclusiva. A questão da inclusão das Pessoas com Deficiência na Educação Superior é nova e complexa. O conhecimento das RS tem muito a contribuir para dar visibilidade a questão e ajudar a entender o que está acontecendo de concreto. Embora considerando que nosso objetivo foi alcançado, o esforço analítico aqui dispendido suscitou questões que permanecerão em aberto, até que outros pesquisadores empreendam novos esforços para elucidá-las.
Abstract: This is a study of social representations (SR) and it presents as representation object the inclusion of People with Disabilities in Higher Education. The SR, as they are defined by Moscovici, are true theories of common sense which are collectively elaborated at the heart of social interactions involving and affecting subject-subject and subject-institution in a particular culture, space and time. One of SR main functions will always be to make the strange familiar and, thereby, to promote interaction between people and groups. SR guide and justify these practices, for this reason this study aims to understand how this theory can contribute to the understanding of the complex materialization of the inclusion policy of People with Disabilities in Higher Education. Thus, the overall objective of the research was to identify and analyze the SR and the core and peripheral elements of the inclusion system of People with Disabilities in Higher Education built by teachers and not teachers who participated in the survey. Therefore, the specific objectives sought to identify the SR and the core and peripheral elements of the inclusion system of People with Disabilities in Higher Education built by teachers and not teachers; to deepen the investigation of Higher Education teachers SR about this subject through semi-structured interviews; to compare the SR and the core and peripheral elements of the inclusion system of People with Disabilities in Higher Education; and to develop improvement proposals to the process of inclusion of People with Disabilities in Higher Education from the known SR. The research had a qualitative and a quantitative approach, thereby, a projective technique – widely used in researches about SR – and semi-structured interviews – which observation was based on Content Analysis Technique of Bardin (2011) – were used in the survey data collection, with Free Words Association Test. Many theorists have been cited throughout the text to give support to the analysis, however, it was structuring to achieve the objectives of this study the thoughts of Moscovici (1961; 1976; 1978; 1981; 1988; 2003; 2005); Abric (1996; 1998; 2001; 2003) and Mantoan (2001; 2003; 2004; 2010; 2015). It was concluded that, in spite of social inclusion importance and the affective elements at the base of SR development, there are not significant evidences of differences related to the core of representations raised by the groups, in which apparently predominated positive content. The predominance of representations in favor of the inclusion of People with Disabilities in Higher Education in the investigated empirical contexts suggests a breakthrough in concept and in educational practices regarding inclusive education. The issue of inclusion of People with Disabilities in Higher Education is new and complex. The knowledge about SR has much to contribute and to give visibility to it, and to support the understanding of real facts. Although its objective has been achieved, the analytical effort expended in this study raised questions that will remain opened until other researchers undertake new efforts to elucidate them.
Resumen: Este se trata de un estudio de las representaciones sociales (RS) y presenta, como objeto de representación, la inclusión de la persona con deficiencia en la educación superior. Las RS, como concebidas por Moscovici, son verdaderas teorías de sentido común, cuya elaboración ocurre colectivamente, en el ámbito de las interacciones sociales, involucrando y implicando a sujeto (s) -sujeto (s) y sujeto (s) –institución / instituciones, en una determinada cultura, espacio y tiempo. Una de sus principales funciones será, siempre, cambiar lo que es extraño en familiar para hacer posible la interacción entre las personas y grupos. Las RS como son justificadoras y guías de prácticas, el deseo es entender cómo esta teoría puede contribuir a la comprensión de la compleja materialización de la política de inclusión de personas con deficiencia en la Educación Superior. Así, el objetivo general de la investigación fue conocer y analizar las RS y los elementos del núcleo central y sistema periférico acerca de la inclusión de las personas con deficiencia en la educación superior construidas por los profesores y no profesores que participaron de la investigación. Para esto, los objetivos específicos buscaron identificar las RS y los elementos del núcleo central y del sistema periférico acerca de la inclusión de las personas con deficiencia en la educación superior construidas por los profesores y no profesores; profundizar la investigación de las RS de profesores de la educación superior en el tema por medio de entrevistas semiestructuradas; comparar las RS y los elementos del núcleo central y sistema periférico acerca de la inclusión de las personas con deficiencia en la educación superior; y preparar, a partir de las RS conocidas, propuestas de mejora a la inclusión de las personas con deficiencia en el proceso de enseñanza superior. Del enfoque cualitativo y cuantitativo, la investigación utilizó para la recogida de la información, unos cuestionarios compuestos por un Teste de Asociación Libre de Palabras (TALP), una técnica proyectiva ampliamente utilizada en las entrevistas de investigación de RS y entrevistas semiestructuradas cuyo análisis se basó en la propuesta de análisis del contenido de Bardin (2011). Muchos teóricos se han citado en el texto con el sentido de dar apoyo al estudio, sin embargo, fue la estructuración para lograr nuestro objetivo el pensamiento de Moscovici (1961; 1976; 1978; 1981; 1988; 2003; 2005); Abric (1996; 1998; 2001; 2003) y Mantoan (2001; 2003; 2004; 2010; 2015). Llegamos a la conclusión de que, a pesar de la importancia de la inclusión social y los elementos afectivos sobre la base de la preparación de las RS, no se evidenciaron diferencias significativas con respecto al núcleo central de las representaciones formuladas por los grupos, que eran predominantemente de aparente contenido positivo. El predominio de las representaciones a favor de la inclusión de las personas con deficiencia en la educación superior en los contextos empíricos investigados sugiere un avance conceptual y de las prácticas educativas con relación a la educación inclusiva. La cuestión de la inclusión de las personas con deficiencia en la educación superior es nueva y compleja. El conocimiento de las RS tiene mucho que contribuir a dar visibilidad a la cuestión y ayudarnos a entender lo que está sucediendo de concreto. Teniendo en cuenta que se logró la meta, el esfuerzo analítico gastado aquí planteó preguntas que permanecerán abiertas hasta que otros investigadores tengan nuevos esfuerzos por aclararlas.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Educação (FE)
Description: Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-graduação em Educação, 2015.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Educação
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DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2015.09.D.19100
Collection(s) :Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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