Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/19060
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_JulianaFrançaVarella.pdf1,06 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Medidas socioeducativas em meio aberto : perspectivas a partir de uma unidade de atendimento do Distrito Federal
Autor(es): Varella, Juliana França
Orientador(es): Simião, Daniel Schroeter
Assunto: Medidas socioeducativas
Adolescentes
Conversão religiosa
Data de publicação: 30-Dez-2015
Referência: VARELLA, Juliana França. Medidas socioeducativas em meio aberto: perspectivas a partir de uma unidade de atendimento do Distrito Federal. 2015. 169 f., il. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: O presente trabalho discute as diferentes perspectivas acerca das medidas socioeducativas em meio aberto – Liberdade Assistida e Prestação de Serviços à Comunidade – a partir dos discursos de técnicos que trabalham em uma UAMA – Unidade de Atendimento em Meio Aberto – do Distrito Federal, bem como de um exsocioeducando e de responsáveis legais atendidos na referida Unidade. A pesquisa de campo se valeu de entrevistas, conversas informais e observação participante em eventos conduzidos neste equipamento público. Foram percebidas variações no que tange às técnicas de governo e formas de administração de adolescentes autores de atos infracionais compreendidas como mais eficazes pelos atores ouvidos, que vão desde visões tutelares, disciplinares e repressivas até noções que privilegiam a liberdade de escolha dos sujeitos, sua emancipação e autonomia. Discute-se ainda a experiência de conversão religiosa do ex-socioeducando e sua consequente mudança de conduta de vida por meio da observação de palestras feitas por ele e voltadas para os adolescentes atendidos na UAMA. O trabalho desenvolvido permitiu identificar categorias que orientam a prática dos profissionais em questão bem como as experiências dos atores envolvidos com o sistema socioeducativo no DF. A pesquisa ponderou ainda que esses entendimentos diversos levam a conflitos de expectativas entre os atores ouvidos, o que abre possibilidades de reflexão acerca dos movimentos recentes de resistência à perspectiva emancipatória e garantista prevista no Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA.
Abstract: The present study discusses the different perspectives about socio-educative measures for adolescents in conflict with the law that don’t deprive them of their freedom – assisted freedom and community services – by analyzing the discourses of the professionals that work at the service unit called UAMA, in the Federal District of Brazil, as well as by analyzing the point of view of an young man who has been himself an user of the socio-educative services and by considering the perspectives of the parents of the adolescents that attend the abovementioned Unit. During the fieldwork, interviews, informal conversation and participant observation of events that took place at the referred public equipment were conducted. The researcher was able to perceive variations with respect to the government techniques and management strategies of the adolescents accused of having committed infraction acts that were considered by the agents as being more or less effective. These techniques and strategies reveal, on one hand, tutelary, disciplinary and repressive visions, and on the other, notions that privilege the freedom of choice of the subjects, their emancipation and autonomy. The study also discusses the religious conversion experience of the young man mentioned above and his consequent change in behavior by observing the talks given by him to the adolescents assisted at the Unit. The work that was developed here allows us to identify the categories that guide the practice of the professionals in question as well as the experiences of the actors involved in the socio-educative policy in Brazil. The research reasoned that theses diverse understandings end up leading to conflicts of expectations among the actors, which opens the possibilities for reflection about the recent movements, in Brazil, of resistance to the emancipatory perspective provided in ECA – The Brazilian Child and Adolescent Statute.
Unidade Acadêmica: Instituto de Ciências Sociais (ICS)
Departamento de Antropologia (ICS DAN)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Antropologia, Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social, 2015.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2015.08.D.19060
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.