http://repositorio.unb.br/handle/10482/18852
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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2015_Dalva Martins de Almeida.pdf | 1,85 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título : | A menina negra diante do espelho |
Autor : | Almeida, Dalva Martins de |
Orientador(es):: | Schwantes, Cíntia Carla Moreira |
Assunto:: | Literatura infanto-juvenil Representação literária |
Fecha de publicación : | 4-dic-2015 |
Data de defesa:: | 8-may-2015 |
Citación : | ALMEIDA, Dalva Martins de. A menina negra diante do espelho. 2015. 125 f., il. Dissertação (Mestrado em Literatura)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015. |
Resumen : | Esta pesquisa tem como objetivo refletir sobre as múltiplas formas de representação da menina negra, pela análise comparativa das obras da literatura infantil contemporânea: O Espelho Dourado (2003) e Histórias da Preta (2005) de Heloísa Pires Lima; Betina (2009), de Nilma Lino Gomes; e As Tranças de Bintou (2005), de Sylviane A. Diouf. Através da observação de recortes de discursos e imagens que atravessam esses textos, intenta-se evidenciar o engendramento da protagonista menina-negra e a revelação da mesma como sujeito da pós-modernidade, constituído após desconstrução de processos de invisibilização, proferidos pelo discurso do mito da democracia racial ou o racismo à brasileira. Para tal, é preciso debruçar-se sobre as contribuições dos Estudos Culturais, bem como os estudos de gênero, classe social e etnia. |
Abstract: | This research aims to reflect about the multiple forms of representation of the black girl through the analysis of works of contemporary literature: O Espelho Dourado (2003) and Histórias da Preta (2005) by Heloísa Pires Lima; Betina (2009), by Nilma Lino Gomes; e As tranças de Bintou (2005), by Sylviane A. Diouf. Through the interpretation of parts of discourses and images which pervade these texts, it is aimed to evidence the engendering of the protagonist black girl and its revelation as a subject of post modernity, built over the deconstruction of a process of invisibility, contained in the myth of racial democracy, or Brazilian racism. In order to accomplish it, it is required to take into account the Cultural Studies as well as the Gender Studies, and class and ethnicity. |
metadata.dc.description.unidade: | Instituto de Letras (IL) Departamento de Teoria Literária e Literaturas (IL TEL) |
Descripción : | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, Programa de Pós-graduação em Literatura, 2015. |
metadata.dc.description.ppg: | Programa de Pós-Graduação em Literatura |
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DOI: | http://dx.doi.org/10.26512/2015.5.D.18852 |
Aparece en las colecciones: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
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