http://repositorio.unb.br/handle/10482/18727
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2015_LeonardoMottaTavares.pdf | 12,12 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | Imagens palávricas : um percurso poético entre a escrita e a visualidade |
Autor(es): | Tavares, Leonardo Motta |
Orientador(es): | Araújo, Nivalda Assunção de |
Assunto: | Escrita literária Literatura Espaço (Arte) |
Data de publicação: | 11-Nov-2015 |
Data de defesa: | 24-Abr-2015 |
Referência: | TAVARES, Leonardo Motta. Imagens palávricas: um percurso poético entre a escrita e a visualidade. 2015. 184 f., il. Dissertação (Mestrado em Artes)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015. |
Resumo: | A dissertação aqui apresentada aborda as etapas processuais e conceituais da minha pesquisa artística. Calcada nas relações entre imagem e texto, esta investigação objetiva delinear as potencialidades de uma visualidade construída com a participação da escrita literária, sendo permeada pelas práticas da colagem e da instalação, com foco nas possibilidades de seleção, montagem e ressignificação de textos. Estabelecida a proposta como a articulação da dupla experiência de olhar e ler, situaram-se, ao longo do desenvolvimento dos trabalhos visuais, reflexões e questionamentos passíveis de aprofundamento. O acercamento dos diálogos entre o espaço visual e o literário é dado a partir do reconhecimento de referências artísticas imprescindíveis para esta pesquisa, valorizando também a abordagem da página, com a contribuição de Stéphane Mallarmé (1897), passando pela inserção do leitor como ator ativo no processo de construção imagética, com Roland Barthes (1978), e pelo uso da colagem como recurso reconstrutor de significados, com Antoine Compagnon (1996), dentre proposições de outros autores. |
Abstract: | The thesis presented here discusses the processual and conceptual stages of my artistic research. Based in the relationship between image and text, this investigation intends to delineate the potentialities of a visual work built with the participation of literary writing, being permeated by collage and installation-based practices, focusing on the possibilities of selection, montage and ressignification of texts. This proposal, once established as the articulation of the double experience of sight and reading, placed reflections and questions following the length of visual works development, subjected to deepening approach. The approach of dialogues between visual and literary space is given by the acknowledgement of essential artistic references for this research, considering as well the importance of the page matter, with Stéphane Mallarme's contribution (1897), following the insertion of readers as active actors involved in the process of imagetic construction, with Roland Barthes (1978), and by the use of collage as procedure in the reconstruction of meaning, with Antoine Compagnon (1996), amongst other authors propositions. |
Informações adicionais: | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Arte, 2015. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. |
DOI: | http://dx.doi.org/10.26512/2015.04.T.18727 |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.