Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/18723
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_EduardoHenriqueSoaresBrandão.pdf1,59 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorStrieder, Roseline Beatriz-
dc.contributor.authorBrandão, Eduardo Henrique Soares-
dc.date.accessioned2015-11-11T14:05:01Z-
dc.date.available2015-11-11T14:05:01Z-
dc.date.issued2015-11-11-
dc.date.submitted2015-07-01-
dc.identifier.citationBRANDÃO, Eduardo Henrique Soares. Estação meteorológica: uma proposta de articulação entre escola e comunidade. 2015. [155] f., il. Dissertação (Mestrado Profissionalizante em Ensino de Ciências)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/18723-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Instituto de Física, Instituto de Química, Faculdade UnB Planaltina, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Mestrado Profissionalizante em Ensino de Ciências, 2015.en
dc.description.abstractComo resgatar uma estação meteorológica montada em uma escola, fazendo com que alunos e professores passem a atribuir sentido à mesma? Quais ações contribuem para potencializar esse processo? Essas questões motivaram o presente trabalho, que apresenta o desenvolvimento de uma intervenção balizada por pressupostos freireanos e centrada em uma estação meteorológica. Metodologicamente, trata-se de uma Pesquisa Participante, com dados coletados a partir dos seguintes instrumentos: registros escritos elaborados após cada encontro com a escola e a comunidade; questionário respondido pelos alunos antes do desenvolvimento da proposta; e, por fim, entrevistas realizadas com a direção, professores, alunos e membros da comunidade que participaram da intervenção. Dentre os resultados, destacam-se as contribuições da intervenção para a formação dos alunos, além de modificações nas relações dos alunos com a escola, conhecimento e comunidade. As ações que potencializaram essas mudanças estiveram relacionadas: à provocação de inquietações; à construção coletiva do conhecimento e à socialização do conhecimento. Diante dessa investigação e como proposição de ação profissional oriunda deste trabalho, apresenta-se uma sequência de atividades centradas na estação meteorológica, com vistas ao estabelecimento de vínculos entre escola e comunidade.en
dc.language.isoPortuguêsen
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.titleEstação meteorológica : uma proposta de articulação entre escola e comunidadeen
dc.typeDissertaçãoen
dc.subject.keywordFísica - estudo e ensinoen
dc.subject.keywordFreire, Paulo, 1921-1997 - crítica e interpretaçãoen
dc.subject.keywordEstação meteorológicaen
dc.subject.keywordEnsino de ciênciasen
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.en
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.26512/2015.07.D.18723-
dc.description.abstract1How to redeem a weather station mounted on a school, causing students and teachers start to attribute meaning to it? What actions contribute to enhance this process? These issues are scarce, which presents the development of an intervention buoyed by freireanos assumptions and centered on a weather station. Methodologically, it is a Participating Research, with the data collected from the following instruments: written records prepared after each meeting with the school and the community; questionnaire answered by before the proposed development; and finally, interviews with management, teacher, students and community members who participated in the intervention. Among the relationship of students to the school, knowledge and community. The actions which have worsened these changes were related to: the provocation of unrest; the collective construction of knowledge and the socialization of knowledge. Given this research and proposition as a professional action arising out of this work is an overall sequence of activities centered on the weather station, aiming at the establishment of a connection between school and community.-
dc.description.unidadeInstituto de Química (IQ)pt_BR
dc.description.unidadeInstituto de Física (IF)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Mestrado Profissionalizantept_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.