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Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/18688
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Title: O processo de comunicação na reabilitação da pessoa traqueostomizada
Other Titles: The communication process in the rehabilitation of tracheostomy person
Authors: Silva, Walkyria Maria Vieira da
Orientador(es):: Kamada, Ivone
Assunto:: Comunicação
Enfermagem em reabilitação
Traqueostomia
Reabilitação
Issue Date: 6-Nov-2015
Citation: SILVA, Walkyria Maria Vieira da. O processo de comunicação na reabilitação da pessoa traqueostomizada. 2015. 73 f. Dissertação (Mestrado em Enfermagem)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Abstract: A comunicação é essencial na assistência ao paciente, se fazer entender e entender o próximo é uma necessidade para os profissionais de saúde na relação interpessoal com os pacientes incapacitados de emitir voz em razão do uso de estoma traqueal. Trata-se de um estudo descritivo com abordagem qualitativa, que teve como objetivos verificar o processo de comunicação dos enfermeiros com as pessoas traqueostomizadas durante a assistência hospitalar e identificar a percepção dos pacientes traqueostomizados e seus respectivos cuidadores sobre o processo de comunicação durante o cuidado, atendidos nas unidades de internação em um hospital de reabilitação no Distrito Federal (CEP/ APS-SARAH DF 742.644). Os dados foram coletados por meio de entrevistas e gravados em áudio. Participaram do estudo 10 enfermeiras e 8 pacientes traqueostomizados e seus respectivos cuidadores. Da análise dos resultados da população de enfermeiros emergiram três categorias: dificuldade na comunicação, alterações no comportamento e alternativas para a comunicação, da análise dos resultados da população de pacientes traqueostomizados e seus cuidadores emergiram cinco categorias: dificuldade de comunicação, cuidador como facilitador da comunicação, equipe de saúde como facilitadora da comunicação, desconforto psicossocial relacionado a dificuldade de comunicação e estratégias de comunicação. Este estudo identificou os desafios enfrentados as e estratégias utilizadas para estabelecimento da comunicação não verbal entre os enfermeiros e pacientes traqueostomizados impossibilitados de emitir voz. A expectativa da realização deste estudo é contribuir para o desenvolvimento acessível, efetivo e confiável de estratégias de comunicação, por meio da exploração do espaço relacional com os usuários do serviço, possibilitando assim desenvolvimento de novos métodos e tecnologias para atender aos pacientes traqueostomizados em diferentes contextos.
Abstract: Communication is essential in patient care, make themselves understood and to understand others is a need for health workers in interpersonal relationships with patients unable to issue voice because of the use of tracheal stoma. This is a descriptive study with qualitative approach that aimed to verify the communication process of the nurses with the tracheotomy people during hospital care and identify the perception of tracheostomy patients and their caregivers about the communication process, during care, assisted in hospitalized patient in a rehabilitation hospital in the Federal District (CEP / APS-742 644 SARAH DF). Data were collected through interviews and recorded audio. Study participants were 10 nurses and 8 tracheostomy patients and their caregivers. Analyzing the results of the population of nurses emerged three categories: communication difficulties, changes in behavior and alternatives for communication, analyzing the results of the population of tracheostomy patients and their caregivers emerged five categories: communication difficulties, caregiver as facilitator communication, health team as a communication facilitator, psychosocial discomfort related to poor communication and communication strategies. This study identified the challenges faced and the strategies used to establish the non-verbal communication between nurses and tracheostomy patients unable to issue voice. The expectation of this study is to contribute to developing affordable, effective and reliable communication strategies, by exploiting the relational space with service users, thus enabling development of new methods and technologies to meet the tracheostomy patients in different contexts.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Ciências da Saúde (FS)
Departamento de Enfermagem (FS ENF)
Description: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, 2015.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Enfermagem
Licença:: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2015.07.D.18688
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