Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/18642
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_JosédeJesusJoãoFerreira.pdf1,24 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Os interesses petrolíferos internacionais em Angola : uma análise da influência do petróleo na vida econômica e política de Angola durante a Guerra Fria (1975-1992)
Autor(es): Ferreira, José de Jesus João
Orientador(es): Penna Filho, Pio
Assunto: Angola - história
Petróleo
Política internacional
Angola - política e governo - (1975-1992)
Data de publicação: 28-Out-2015
Referência: FERREIRA, José de Jesus João. Os interesses petrolíferos internacionais em Angola: uma análise da influência do petróleo na vida econômica e política de Angola durante a Guerra Fria (1975-1992). 2015. [110] f., il. Dissertação (Mestrado em Relações Internacionais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: A presente dissertação tem como objetivo de entender as causas e as razões que estavam na base, dos interesses das empresas multinacionais em Angola durante o período da primeira república (período socialista) e, ainda entender como o governo do MPLA-PT, (na altura socialista), coabitou com os investimentos dos países capitalistas, fazendo com que Angola, tivesse um regime socialista, sustentada por uma economia capitalista. Outro sim, faremos através de dados estatísticos uma comparação linear, para vermos como a economia Angolana, transitou do café, da borracha, diamante, para uma economia dependente do petróleo.
Abstract: This master thesis aims to understand the causes and reasons that were based, the interests of multinational companies in Angola during the period of the First Republic (socialist period) and also understand how the MPLA government-PT, (in socialist height), cohabited with the investments of the capitalist countries, making Angola, had a socialist regime, supported by a capitalist economy. Another yes, we will do a straight comparison using statistical data, to see how the Angolan economy, coffee moved, rubber, diamond, for oil-dependent economy.
Unidade Acadêmica: Instituto de Relações Internacionais (IREL)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Relações Internacionais, Programa de Pós-Graduação em Relações internacionais, 2015.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2015.04.D.18642
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.