http://repositorio.unb.br/handle/10482/18527
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ARTIGO_EfeitosIntervençãPsicoeducativa.pdf | 127,94 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título : | Efeitos de intervenção psicoeducativa sobre a utilização de serviços de saúde por homens idosos |
Otros títulos : | Effects of psychoeducational intervention on the use of healthcare services by elderly men Efectos de la intervención psico-educativa sobre la utilización de servicios de salud por hombres ancianos |
Autor : | Borges, Lilian Maria Seidl, Eliane Maria Fleury |
Assunto:: | Saúde do homem Idosos - saúde Idosos - aspectos psicológicos Grupos psicoeducativos Idosos - saúde |
Fecha de publicación : | 2013 |
Editorial : | UNESP - Universidade Estadual Paulista |
Citación : | BORGES, Lilian Maria; SEIDL, Eliane Maria Fleury. Efeitos de intervenção psicoeducativa sobre a utilização de serviços de saúde por homens idosos. Interface: Comunicação, Saúde, Educação, Botucatu, v. 17 n. 47, p.777-788, out./dez., 2013. Disponível em:<http://www.scielo.br/pdf/icse/v17n47/aop4013.pdf>. Acesso em: 11 ago. 2015. |
Resumen : | Este trabalho verificou os efeitos de uma intervenção psicoeducativa para fortalecer o autocuidado entre homens idosos, com destaque para a busca e a utilização de serviços de saúde. Participaram 13 homens com idades entre 62 e 78 anos (M = 69,5), casados e aposentados. As intervenções ocorreram em nove encontros temáticos. Os dados foram obtidos antes e após sessões grupais, mediante entrevistas individuais conduzidas para a investigação de comportamentos de autocuidado e fatores associados. Como possíveis efeitos das intervenções, verificou-se maior prontidão dos participantes para a realização de consultas e exames médicos. A intervenção mostrou-se mais vantajosa para sensibilização e manutenção do que para modificação de comportamentos de saúde. Reforça-se a necessidade de novas investigações focadas na inter-relação entre gênero, envelhecimento e saúde. |
Abstract: | This study investigated the effects of a psychoeducational intervention for strengthening self-care among elderly men, with emphasis on seeking and using healthcare services. Thirteen retired married men aged between 62 and 78 years (M = 69.5) participated. The interventions occurred at nine thematic meetings that included dialogue-based presentation and group dynamics. Data were obtained before and after the group sessions, through individual interviews based on a questionnaire that had been developed for investigating self-care behavior and associated factors. The possible effects from the interventions were seen to be greater readiness among the participants to attend consultations and medical examinations. However, the intervention was most beneficial in terms of awareness-raising and maintenance, rather than in relation to changes to healthcare behavior. The need for further investigations focused on the interrelationship between gender, aging and health was emphasized. |
Resumen: | Este trabajo verificó los efectos de una intervención psico-educativa para fortalecer el auto-cuidado entre hombres ancianos, dando destaque a la búsqueda y utilización de los servicios de salud. Participaron 13 hombres con edades entre 62 y 78 años (M = 69,5), casados y jubilados. Las intervenciones ocurrieron en nueve encuentros temáticos que incluyeron exposición dialogada y dinámicas de grupo. Los datos se obtuvieron antes y después de las sesiones grupales, mediante entrevistas individuales realizadas con base en un cuestionario elaborado para la investigación de comportamientos de auto-cuidado y factores asociados. Como posibles efectos de las intervenciones, se verificó una mayor rapidez de los participantes para la realización de consultas y exámenes médicos. Sin embargo, la intervención se mostró más ventajosa para la sensibilización que para la modificación de comportamientos de salud. Se refuerza la necesidad de nuevas investigaciones enfocadas en la interrelación entre género, envejecimiento y salud. |
metadata.dc.description.unidade: | Faculdade de Ciências da Saúde (FS) Departamento de Saúde Coletiva (FS DSC) |
Licença:: | Interface - Comunicação, Saúde, Educação - Este periódico está licenciado sob uma licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832013000400003. Acesso em: 11 ago. 2015. |
DOI: | http://dx.doi.org/10.1590/S1414-32832013005000024 |
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