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Título: Efeito de experimentos em aulas práticas de metabolismo com o corpo dos próprios estudantes universitários sobre o seu nível de aprendizagem
Outros títulos: Effect of experiments in practical classes on metabolism with the own university student’s body on their level of learning
Autor(es): Eduardo, Anna Maly de Leão e Neves
Orientador(es): Welker, Alexis Fonseca
Assunto: Saúde
Estudo e ensino (Superior)
Estudantes universitários - aprendizagem
Motivação na educação
Aprendizagem ativa
Data de publicação: 17-Ago-2015
Referência: EDUARDO, Anna Maly de Leão e Neves. Efeito de experimentos em aulas práticas de metabolismo com o corpo dos próprios estudantes universitários sobre o seu nível de aprendizagem. 2015. viii, 38 f., il. Dissertação (Mestrado em Ciências e Tecnologias em Saúde)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: Vários estudos mostram que metodologias de ensino de aprendizagem ativa são mais atrativas e geram maior interação do que metodologias mais passivas, sendo que aquelas que simulam situações cotidianas tendem a promover maior aprendizado. Outra estratégia que pode aumentar o rendimento acadêmico é o uso de métodos de auto-monitoramento e auto-avaliação. Até onde sabemos, não existem estudos que avaliaram o impacto de aulas práticas usando o próprio corpo em situações rotineiras sobre o aprendizado, ou seja, que envolvam as duas estratégias, tanto atividades do cotidiano quanto auto-monitoramento. Este estudo objetivou analisar o impacto de experimentos usando o próprio organismo em condições que mimetizam situações observadas no cotidiano – jejum e ingestão de refeições ricas em carboidratos – sobre o rendimento nas avaliações de estudantes universitários da área da saúde e no grau de motivação em realizar estes experimentos. A metodologia de ensino utilizada neste estudo aumentou as notas dos estudantes em provas de conhecimento, indicando um aumento do aprendizado, quando comparados ao grupo controle, que apenas observou as experiências. Além disso, a análise dos três subgrupos que participaram ativamente do experimento mostrou que aqueles que ingeriram soluções de glicose e frutose tiveram aumento significativo de nota, enquanto que o que permaneceu em jejum não. Tal diferença indica que a metodologia associando duas estratégias diferentes, a aprendizagem ativa e a auto avaliação, aumenta o grau de atenção às aulas. O instrumento de ensino apresentado no presente trabalho mostrou ser uma alternativa positiva para estudantes universitários da área da saúde.
Abstract: Several studies show that methodologies of active learning are more attractive and generate more interaction than more passive methods, and those that simulate everyday situations tend to promote higher learning. Another strategy that can increase academic performance is the use of self-monitoring and self-evaluation methods. To our knowledge, there are no studies evaluating the impact of practical classes using the student’s body in routine situations on learning, involving the two strategies, both daily activities and self-monitoring. This study aimed to analyze the impact of using the body's own experiments in conditions that mimic situations encountered in daily life - fasting and eating meals rich in carbohydrates - in the evaluations of university students in the health field and the degree of motivation to perform these experiments. The teaching methodology used in this study increased the scores of students in tests of knowledge, indicating an increase in learning, when compared to the control group, which only observed the experiences. Furthermore, analysis of the three subgroups that actively participate in the experiment showed that those who ingested glucose and fructose solutions have significant increase the scores, while the unfed not. This difference indicates that the methodology involving two different strategies, active learning and self assessment, increases the degree of attention in class. The teaching tool presented in this paper showed a positive alternative for college students in the health field.
Unidade Acadêmica: Faculdade UnB Ceilândia (FCE)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, Programa de Pós-graduação em Ciências e Tecnologias em Saúde, 2015.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Ciências e Tecnologias em Saúde
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2015.03.D.18514
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