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2015_SamaraFalcaoTavaresDeSouza.pdf2,32 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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dc.contributor.advisorBortone, Márcia Elizabeth-
dc.contributor.authorSouza, Samara Falcão Tavares de-
dc.date.accessioned2015-08-14T15:09:03Z-
dc.date.available2015-08-14T15:09:03Z-
dc.date.issued2015-08-14-
dc.date.submitted2015-
dc.identifier.citationSOUZA, Samara Falcão Tavares de. Os processos de construção da leitura e da escrita em um livro didático do 9º ano do Ensino Fundamental. 2015. 139 f., il. Dissertação (Mestrado em Linguística)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/18502-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, Programa de Pós-Graduação em Linguística, 2015.en
dc.description.abstractA presente dissertação surgiu a partir da observação da pesquisadora, que com alguns anos de experiência como docente da educação básica, percebeu que o principal recurso utilizado nas práticas pedagógicas diárias de ensino de língua portuguesa era o livro didático. Desta forma, notou-se que esse material requer atenção e análise cuidadosa e tornou-se necessário conhecer os posicionamentos dos professores acerca desse recurso. O livro selecionado para o estudo integra o grupo de livros avaliados pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD, 2013) e, atualmente, é adotado por escolas públicas do Distrito Federal. A pesquisa foi norteada pela metodologia qualitativa, utilizando-se de categorias de análise pré-estabelecidas e entrevistas para gerar os dados. No que diz respeito às bases teóricas, os estudos sobre letramento, leitura, escrita e gêneros textuais norteiam esta pesquisa. Nela, analisam-se como os processos de leitura e escrita são construídos pelo livro didático, buscando identificar se a metodologia escolhida pelas autoras condiz com o que preconizam os Parâmetros Curriculares Nacionais para área de língua portuguesa. Com este estudo, espera-se promover reflexões e discussões sobre os livros didáticos, contribuindo para o fortalecimento dos usos desse material. Almejase também, com esta pesquisa, oferecer aos professores subsídios para que possam avaliar com mais segurança os livros disponibilizados para serem adotados pelas escolas. As análises nos revelaram que os livros didáticos deram um salto em qualidade, porém verificamos que alguns aspectos relacionados à leitura e à escrita precisam ser revistos, ademais a pesquisa aponta para a urgência em aprimorar a formação dos docentes no que diz respeito à escolha e ao uso do livro didático.en
dc.language.isoPortuguêsen
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.titleOs processos de construção da leitura e da escrita em um livro didático do 9º ano do Ensino Fundamentalen
dc.typeDissertaçãoen
dc.subject.keywordLivros didáticos - língua portuguesaen
dc.subject.keywordLetramentoen
dc.subject.keywordLeitura - educaçãoen
dc.subject.keywordEscritaen
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.en
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.26512/2015.D.18502-
dc.description.abstract1This work arose from the researcher observation, that through her large teaching experience in the basic education, realized that the main used resource in daily pedagogical practices of Portuguese language teaching was the textbook. Thus, it was noted that this material requires careful thought and analysis and for this reason it was necessary to know the teachers' positions on this feature. The selected book for the study is part of the group of evaluated books by the National Textbook Program (PNLD, 2013) and is currently adopted in the Federal District public schools. The research was based on qualitative methodology, using pre-established categories of analysis and interviews to generate the data. With regard to the theoretical bases, studies on literacy, reading, writing and genres guide this research. Here, we analyze how the reading and writing processes are built by the textbook in order to identify if the chosen methodology by the authors is consistent with that advocated by the National Curricular Parameters for Portuguese-speaking area. This study is expected to promote reflections and discussions on textbooks, contributing to the strengthening of the uses of this material. This research also aims provide teachers subsidies in order to assess more reliably the available books to be adopted by schools. The analysis revealed that textbooks have reached some advance in quality, but concluded that some aspects related to reading and writing need to be reviewed, in addition the research points to the urgent need to improve the teachers training to chose and use properly the textbooks.-
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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