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Título : Veja : há 40 anos construindo a imagem das mulheres na política
Autor : Azambuja, Kátia Carolina Meurer
Orientador(es):: Biroli, Flávia
Assunto:: Revista Veja
Representações de gênero
Representações de grupos - mulheres
Mulheres na política
Estereótipos (Psicologia social)
Fecha de publicación : 16-jul-2015
Citación : AZAMBUJA, Kátia Carolina Meurer. Veja: há 40 anos construindo a imagem das mulheres na política. 2014. 119 f., il. Dissertação (Mestrado em Ciência Política)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumen : Esta dissertação analisa 316 reportagens publicadas na revista Veja que abordam a atuação das mulheres no campo político, nacional e internacional, entre 1969 e 2010. A mídia participa da reprodução das representações de gênero e das representações sobre o papel social de mulheres e homens. Nas sociedades contemporâneas, a mídia tem impacto na produção das preferências políticas. Por isso é importante compreender como um dos principais veículos de informação do Brasil, a revista Veja, vem representando a imagem das mulheres, ao longo de quatro décadas. A divisão convencional dos papéis de gênero organiza as posições na sociedade, de mulheres e homens, de forma hierárquica e patriarcal, pois é uma hierarquia valorativa e externa, associada, a priori, ao valor preponderante do gênero masculino universal. A mídia pode contribuir com os obstáculos estruturais que dificultam a presença das mulheres nos espaços de poder ao propagar visões de mundo que tendem a reforçar a naturalização dessas hierarquias. A fim de detalhar elementos que compõem os estereótipos de gênero da representação das mulheres pela Veja e que facilitam a reprodução dessa naturalização, propõe-se apresentá-los por meio de três categorias de análise. A primeira, corporalidade, trata das representações estetizantes e corporificadas; a segunda, ethos feminino, detalha a ideia da representação por uma 'feminilidade' universalizante; e a terceira categoria, vida privada, discute como elementos da esfera privada da vida dessas mulheres são expostos publicamente. Observando também quais são os elementos que compõem os estereótipos de gênero mobilizados pela Veja, e como eles são (re) arranjados nos textos publicados pela revista, busca-se colocar em discussão sua interferência, no contexto brasileiro, sobre a construção da imagem da mulher na política. Conclui-se que as referências às mulheres que atuam no campo político seguem constantes durante o período analisado, de modo a corporificá-las, a dar destaque a suas vidas privadas e a insinuar a existência de uma ‘feminilidade’ universal dentro da qual elas deveriam atuar.
Abstract: This master thesis analyses 316 articles published at Veja Magazine regarding the performance of women on the national and international political field between 1960 and 2010. The press acts in the sense of reproducing the gender representation and the social role representation of women and men. On the contemporary societies, the press has influence on the political preferences. For that reason it is relevant to understand how one of the main Brazilian channels of communication, Veja Magazine, has been representing the image of the women within four decades. The conventional division of the gender roles organizes the society status of women and men in a hierarchical and patriarchal way, that happens because it is an external appraisal hierarchy, associated, a priori, with the dominating value of the universal masculine gender. The press may contribute with the structural obstacles which harm the presence of women in the power spaces by spreading worldviews that tend to reinforce and become these hierarchies common. In order to detail the aspects which compose the gender stereotypes of women representation by Veja and that facilitates the spreading of it, it is proposed to present them by three categories of analysis. The first, corporeal, regards to esthetic and corporeal representations; the second, ethos feminine, details the idea of representation by a universal ‘femininity”; and the third category, private life, argues how the elements of the private life of those women are publicly exposed. Also observing which are the elements that compose the gender stereotypes promoted by Veja, and how they are (re)arranged on the texts published by the magazine, it is sought to discuss its interfering, in the Brazilian context, of the image building of the women in politics. It is concluded that the references about the women who act on the political field remain constant within the period analyzed, in a way to corporealize them, to highlight their private lives and suggest the existence of a universal ‘femininity’ in which they should act.
metadata.dc.description.unidade: Instituto de Ciência Política (IPOL)
Descripción : Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciência Política, 2014.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Ciência Política
Licença:: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2014.11.D.18441
Aparece en las colecciones: Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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