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Titre: Entre o impasse e a transgressão : a representação da conjugalidade em narrativas de Clarice Lispector, Lygia Fagundes Telles e Cíntia Moscovich
Auteur(s): Freire, Pollianna de Fátima Santos
Orientador(es):: Leal, Virgínia Maria Vasconcelos
Assunto:: Personagens literários
Lispector, Clarice, 1925-1977 - crítica e interpretação
Telles, Lygia Fagundes, 1923 - crítica e interpretação
Moscovich, Cíntia, 1958- - crítica e interpretação
Estudos de gênero
Feminismo e literatura
Date de publication: 19-mai-2015
Référence bibliographique: FREIRE, Pollianna de Fátima Santos. Entre o impasse e a transgressão: a representação da conjugalidade em narrativas de Clarice Lispector, Lygia Fagundes Telles e Cíntia Moscovich. 2015. 123 f. Dissertação (Mestrado em Literatura)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Résumé: Este estudo investiga a representação da conjugalidade, do ponto de vista das personagens femininas, em narrativas de Clarice Lispector, Lygia Fagundes Telles e Cíntia Moscovich. Para tanto, foram selecionados contos que tratam da conjugalidade tradicional a partir da perspectiva feminina. Os contos de Clarice Lispector aqui considerados são“Amor”, “A Imitação da Rosa”e “Os obedientes”;de Lygia Fagundes Telles,“Lua crescente em Amsterdã”, “Noturno Amarelo”e “Você não acha que esfriou?”; da autora Cíntia Moscovich, “Tristes Trópicos”, “À memória das coisas afastadas”e “Aos sessenta e quatro”.A partir de um diálogo entre literatura e sociedade, observam-se valores e padrões das personagens femininas casadas ao longo de décadas na ficção brasileira contemporânea.Com embasamento teórico dos estudos de gênero e da crítica literária feminista, são abordados temas como família, maternidade, sexualidade e, ainda, problematizados os conflitos pessoais, conjugais, sexuais e afetivos vivenciados pelas personagens.As aproximações e os distanciamentos entre as personagens femininas casadas delineadas e representadas pelas três autoras permitem analisar a atuação da literatura contemporânea produzida por mulheres, em uma sociedade que ainda é extremamente conservadora, como instância de renovação e ruptura de padrões. ______________________________________________________________________________________________ ABSTRACT
This study inquires how the marital relationship is represented though the perspective of the female characters in narratives written by Clarice Lispector, Lygia Fagundes Telles and Cíntia Moscovich. Aiming this inquirement, some were selected in which state the marital relationship from a female perspective. Clarice Lispector’s chosen tales were “Amor”, “A Imitação da Rosa” and “Os obedientes”. From Lygia Fangundes Telles the chosen were “Lua crescente em Amsterdã”, “Noturno Amarelo” and “Você não acha que esfriou?”. From Cíntia Moscovich, the “Tristes Trópicos”, “À memória das coisas afastadas” and “Aos sessenta e quatro” were analyzed. From a dialogue between literature and society, I notice under what values and patterns the married female character is represented in the contemporary Brazilian fiction through the decades. In this perspective, I also analyze how the authors treat the issues of family and maternity and sexuality as well as how the personal, marital, sexual and affective conflicts are problematized. Shortly, I verify the rapprochements and detachments between the married female characters outlined and represented by the three mentioned authors in order to observe if, in a society still extremely conservative, this contemporary literature produced by women has a role as a space of renewal or disruption of patterns.
metadata.dc.description.unidade: Instituto de Letras (IL)
Departamento de Teoria Literária e Literaturas (IL TEL)
Description: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, Programa de Pós-Graduação em Literatura, 2015.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Literatura
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Collection(s) :Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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