http://repositorio.unb.br/handle/10482/18117
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2015_FelipeCanovaGonçalves.pdf | 5,96 MB | Adobe PDF | View/Open |
Title: | A TV dos sandinistas : identidade nacional e televisão na Revolução Nicaraguense (1979-1990) |
Authors: | Gonçalves, Felipe Canova |
Orientador(es):: | Geraldes, Elen Cristina |
Assunto:: | Televisão Política de comunicação Identidade nacional Nicarágua - história - revolução, 1979-1990 |
Issue Date: | 11-May-2015 |
Data de defesa:: | 25-Feb-2015 |
Citation: | GONÇALVES, Felipe Canova. A TV dos sandinistas: identidade nacional e televisão na Revolução Nicaraguense (1979-1990). 2015. 247 f., il. Dissertação (Mestrado em Comunicação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015. |
Abstract: | O governo revolucionário da Frente Sandinista de Libertação Nacional (FSLN) na Nicarágua, ocorrido de 1979 a 1990, construiu, entre várias experiências de reestruturação dos meios de comunicação, uma televisão estatal no marco de serviço público, o Sistema Sandinista de Televisão (SSTV). Embora o rádio fosse o meio de maior impacto no país, a televisão contribuiu diretamente no processo de reelaboração da identidade nacional proposto pelo sandinismo em seu projeto de desenvolvimento. Este trabalho analisa de que modo a televisão nicaraguense, surgida com as políticas de comunicação e cultura sandinistas, contribuiu nesta reelaboração da identidade nacional durante a Revolução Nicaraguense. A escolha do objeto se deve ao entendimento de que devemos resgatar uma experiência original, relevante no contexto latino-americano, de políticas de comunicação e cultura que permitiram a apropriação da televisão pelos sandinistas, divulgando-a ao público brasileiro. Quanto ao referencial teórico, abordamos a relação entre identidade e nação, priorizando as formulações elaboradas por intelectuais nicaraguenses, e o debate sobre comunicação em voga durante os anos setenta e oitenta, relevante para o entendimento do tema. Como metodologia, assumimos a abordagem dialética cruzando distintas técnicas de pesquisa: pesquisa bibliográfica, análise documental, análise fílmica, entrevistas semiestruturadas e histórias de vida. Centramos a análise na prática da comunicação participativa e na música como expressão da cultura revolucionária e entretenimento, que somadas à concepção de televisão como serviço público, constituem três elementos-chave da contribuição do SSTV à reelaboração da identidade nacional. A integração nacional por meio de uma rede ampla de transmissão, a participação ativa no campo cultural e a criação de programas nacionais com protagonismo popular foram estabelecidos como pressupostos de atuação da televisão dos sandinistas. Com as dificuldades decorrentes da guerra e a derrota do projeto cultural sandinista, a televisão converte-se em um projeto interrompido e é dilapidada após a derrota eleitoral dos sandinistas em 1990. |
Abstract: | The revolutionary government of the Sandinista National Liberation Front (FSLN) in Nicaragua, which occurred from 1979 to 1990, built between several experiments of restructuring of the media, a state television in the mark of the public service, the Sandinista Television System (SSTV). Although the radio was the greatest impact vehicle in the country, television contributed directly to the reworking process of national identity proposed by the Sandinistas in your development project. This paper analyzes how the Nicaraguan television, that arose from the communication policies and Sandinistas culture, contributed on this reworking of national identity during the Nicaraguan Revolution. The choice of the object is due to the understanding that we must recover a unique experience, relevant in the Latin American context, of communication and culture policies that allowed the appropriation of television by the Sandinistas, disseminating it to the Brazilian public. As for the theoretical framework, we approach the relationship between identity and nation, prioritizing the formulations prepared by Nicaraguan intellectuals, and the debate about communication in force during the seventies and eighties, relevant to comprehension of the topic. As methodology, we assume the dialectic approach by crossing different research techniques: literature review, document analysis, film analysis, semi-structured interviews and life histories. We focus our analysis on the practice of participatory communication and on the music as an expression of revolutionary culture and entertainment, which if added to a concept of television as a public service, are the three key elements of SSTV contribution to reworking of the national identity. The national integration through an extensive network of transmission, active participation in the cultural field and the creation of national programs with popular leadership put the assumptions of these performance that, with the difficulties arising from the war and the defeat of the Sandinista cultural project, is converted in an unfinished project and is dilapidated after the electoral defeat of the Sandinistas in 1990. |
metadata.dc.description.unidade: | Faculdade de Comunicação (FAC) |
Description: | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Programa de Pós-Graduação em Comunicação, 2015. |
metadata.dc.description.ppg: | Programa de Pós-Graduação em Comunicação |
Licença:: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. |
DOI: | http://dx.doi.org/10.26512/2015.02.D.18117 |
Appears in Collections: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
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