http://repositorio.unb.br/handle/10482/1796
Fichier | Description | Taille | Format | |
---|---|---|---|---|
Tese_Camila Costa Torres.pdf | 1,43 MB | Adobe PDF | Voir/Ouvrir |
Titre: | A educação a distância e o papel do tutor : contribuições da ergonomia |
Auteur(s): | Torres, Camila Costa |
Orientador(es):: | Abrahão, Júlia Issy |
Assunto:: | Engenharia humana Ensino a distância |
Date de publication: | 1-oct-2009 |
Data de defesa:: | mar-2007 |
Référence bibliographique: | TORRES, Camila Costa. A educação a distância e o papel do tutor: contribuições da ergonomia. 2007. 187 f. Tese (Doutorado em Psicologia)-Universidade de Brasília, Brasília, 2007. |
Résumé: | A história da humanidade é marcada por constantes transformações que alteram os modos de sobrevivência, de produção, de relacionamentos. As novas tecnologias respondem por transformações significativas nas sociedades humanas, merecendo destaque o advento das Novas Tecnologias de Informação
e Comunicação (NTICs). Os impactos das NTICs estão presentes em praticamente todas as esferas da vida humana, e este estudo dedica-se a compreender a repercussão do uso das NTICs no âmbito da educação, mais
precisamente da Educação a Distância – EaD, enfocando o papel do professortutor.
O presente estudo teve como objetivo geral analisar a natureza do trabalho de tutoria, buscando compreender e delinear a atividade desenvolvida pelos tutores na EaD. Com base nas propostas teóricas e metodológicas da Ergonomia, o estudo apoiou-se na Análise Cognitiva da Tarefa – ACT, inspirada nos princípios da Análise Ergonômica do Trabalho – AET. A ACT tem como ponto central o
estudo da interação entre os indivíduos, o sistema de trabalho e o ambiente do
sistema de trabalho, por meio das suas atividades. Participaram do estudo 22
professores-tutores de um curso de capacitação continuada (nível de especialização). Os resultados permitiram delinear a atividade desenvolvida pelo
professor-tutor, revelando a influência da organização do trabalho e das demandas dos cursistas como principais determinantes da atividade de tutoria, cuja principal característica é o acompanhamento dos cursistas. A análise da atividade evidenciou a natureza cognitiva e subjetiva do trabalho desenvolvido pelos professores-tutores e o papel da resolução de problemas no tratamento das demandas de diferentes naturezas, destacando os aspectos visíveis e invisíveis da atividade. A relação professor-tutor/cursista revelou-se um elemento
estruturante da atividade de tutoria no curso analisado e permitiu a observação de
como o trabalho dos professores-tutores é relevante para auxiliar os cursistas em
questões acadêmicas e de ordem subjetiva. _______________________________________________________________________________________ ABSTRACT The history of mankind has been marked by constant transformations in the ways people survive, produce and relate to each other. The new technologies answer for significant transformations in the human societies, especially in regard to the New Information and Communication Technologies (NICTs). The impact of the NICTs is felt in practically every sphere of human life, and this study is dedicated to understanding the repercussion of their use in Education, more precisely in Distance Education, focusing on the role of the teacher-tutor. The present study had as its general goal the analysis of the nature of the tutoring work, seeking to understand and outline the activity performed by the tutors in Distance Education. Based on Ergonomics’ theory and methodology, the study is supported by the Cognitive Analysis of Tasks – CAT, inspired by the principles of the Ergonomic Analysis of Work – EAW. The CAT has as its focal point the study of the interaction between individuals and their work system, by means of their activities. 22 teachertutors of a continued capacitation course (at specialization level) took part of the study. The results made it possible to outline the activity performed by the teachertutor, revealing the influence of the organization of work and of the demands placed by the pupils as the main determinants of the tutoring activity, which is mainly characterized by the assistance to and guidance of the pupils. The analysis of the activity evidenced the cognitive and subjective nature of the work developed by the teacher-tutors and the role of problem-solving in dealing with demands of different natures, highlighting the visible and invisible aspects of the activity. The teacher-tutor/pupil relationship revealed itself as a structuring element of the tutoring activity and made it possible to observe how the work of the teacher-tutors is relevant in assisting the pupils in academic as well as subjective issues. |
Description: | Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, 2006. |
Collection(s) : | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.