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Título : Uma proposta de curso em bioética para a graduação médica na América Latina : o caso do Uruguai
Autor : Guzmán, Regina
Orientador(es):: Lorenzo, Cláudio Fortes Garcia
Assunto:: Bioética da saúde
Educação médica
América Latina - saúde
Saúde pública
Fecha de publicación : 20-mar-2015
Citación : GUZMÁN, Regina. Uma proposta de curso em bioética para a graduação médica na América Latina: o caso do Uruguai. 2014. 89 f., il. Dissertação (Mestrado em Bioética)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumen : O início recente da bioética na década de 70 do século passado, foi seguido de uma rápida expansão no ambiente acadêmico e de investigação no campo das ciências da saúde. A bioética centrou-se principalmente no âmbito das práticas médicas no segundo e terceiro níveis de atenção, deixando de lado os demais elementos que fazerm referência ao processo saúde-doença em seu contexto. Por outro lado assistimos o crescimento da produção acadêmica proposta pela bioética latinoamericana, que integra reflexões e proposições em referência ao contexto socioeconômico, cultural e político das práticas de saúde. Na América latina um número significativo de faculdades utilizam como fundamento as correntes teóricas anglo-saxônicas, tais como o modelo baseado em princípios proposto por Beuchamp e Childress. Em oposição a esta tendência, esforços originados na região tem se dirigido em fortalecer modelos de educação em bioética adaptados às suas características contextuais, assim como na abordagem integral das questões sanitárias e das desigualdades na saúde, em uma região caracterizada pela pobreza, pela falta de acesso a serviços e bens de saúde e pelo contexto de baixos recursos estatais. A busca por modelos de educação em bioética que sejam coerentes com os principais conflitos éticos da área da saúde na região deve estar em consonância com o desenvolvimento da produção acadêmica autóctone na área da bioética centrada em conflitos sanitários que envolvem a equidade e ou ameaçam a qualidade da saúde da população. Este trabalho teve a finalidade de desenvolver uma revisão da literatura para a construção de conteúdos curriculares para a graduação médica neste novo contexto de reforma sanitária e educacional, para a Faculdade de Medicina, da Universidade da República do Uruguai. A dissertação encontra-se dividida em três capítulos. O primeiro capítulo descreve o contexto uruguaio, o processo de reforma sanitária e o novo plano de estudos da Faculdade de Medicina. O segundo capítulo descreve as correntes hegemônicas e contra-hegemônicas da bioética e seus campos de ação na busca de referenciais teóricos que fundamentem o desenho curricular de bioética proposto. Finalmente, no terceiro e último capítulo encontra-se a revisão e a discussão dos modelos de educação em bioética e a escolha de modelos possíveis de serem harmonizados ao projeto político-pedagógico da Universidade da República do Uruguai. ______________________________________________________________________________ ABSTRACT
The onset of bioethics in the 70s of last century was followed by a rapid expansion of the academic environment and research in the field of health sciences. Bioethics focused mainly within the medical practices at the second and third level, leaving aside other elements that make reference to the health-disease process in its context. On the other hand, we have witnessed the growth of academic production proposed by Latin American bioethics researchers, which integrates ideas and propositions referred to its particular socioeconomic, cultural and political contexts of health practices. In Latin America, a significant number of colleges use the Anglo-Saxon theoretical foundation chains, based on principles proposed in the Beuchamp and Childress model. In opposition to this trend, efforts originated in the region has led to strengthening education in bioethics models tailored to their contextual characteristics, as well as the integral approach to health issues and inequities in health in a region characterized by poverty, lack of access to services and health goods, and low state resources. The search for models of education in bioethics that are consistent with the main ethical conflicts in the health field in the region should be in line with the development of autochthonous scholarship in the area of bioethics, focused on conflicts involving health equity and threatening the quality or population health. This work aimed to develop a literature review for the construction of curricula for medical education in this new context of health and education reform, for the Faculty of Medicine at the University of Uruguay. The dissertation is divided into three chapters. The first chapter describes the Uruguayan context of health reforms and the new curriculum of the Faculty of Medicine. A second chapter describes the hegemonic and counter-hegemonic currents of bioethics and its fields of action in the pursuit of theoretical frameworks that support the curriculum design of the proposed bioethics. Finally, the third chapter is a review and discussion of models of education in bioethics and the election criteria to be standardized across the political-pedagogical project of the University of Uruguay.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Ciências da Saúde (FS)
Descripción : Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Bioética, 2014.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Bioética
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Aparece en las colecciones: Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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