http://repositorio.unb.br/handle/10482/17745
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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2014_EvaldoCesarCavalcanteRodrigues.pdf | 13 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título : | Metodologia para investigação da percepção das inovações na usabilidade do sistema metroviário : uma abordagem antropotecnológica |
Otros títulos : | Methodology for research perception of innovation in the usability subway system : an approach antropotecnológica |
Autor : | Rodrigues, Evaldo Cesar Cavalcante |
Orientador(es):: | Shimoishi, José Matsuo |
Coorientador(es):: | Quirino, Marcelo Grangeiro |
Assunto:: | Metrô - Distrito Federal (Brasil) Transporte urbano - usuários Transportes - administração Transportes coletivos Usabilidade - avaliação |
Fecha de publicación : | 2-mar-2015 |
Data de defesa:: | 11-dic-2014 |
Citación : | RODRIGUES, Evaldo Cesar Cavalcante. Metodologia para investigação da percepção das inovações na usabilidade do sistema metroviário: uma abordagem antropotecnológica. 2014. xxii, 262 f., il. Tese (Doutorado em Transportes)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014. |
Resumen : | O objetivo desta pesquisa é propor uma metodologia de investigação da percepção das inovações na usabilidade da Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (METRÔ-DF), com uma abordagem antropotecnológica. A partir da adoção da referida abordagem, associada à utilização de uma metodologia de análise multicritério que tem uma abordagem construtivista (MCDA-C) foi possível definir um instrumento de avaliação da percepção dos usuários dos serviços de transportes públicos quanto aos impactos das inovações na usabilidade de tais transportes. Visto que a Antropotecnologia permite a análise dos hábitos dos usuários de determinado sistema, por meio dela foi possível detalhar os diversos tipos de usuários do sistema metroviário e a partir disso definir os critérios de usabilidade que poderiam ou não ser percebidos por eles. O termo usabilidade está relacionado à ideia de “algo de fácil uso”, nesse sentido foram considerados aspectos relativos á forma como os equipamentos metroviários são utilizados, às tarefas e aos ambientes direta e indiretamente relacionados ao METRÔ- DF, dentre outros, aspectos de condução, controle, carga de trabalho, adaptabilidade e tomada de decisão; a fim de possibilitar a avaliação da eficácia, eficiência e satisfação no contexto específico de uso. Esses critérios de usabilidade compuseram um instrumento de levantamento de dados (entrevista) o qual foi validado por especialistas do METRÔ-DF, objeto de estudo dessa pesquisa. A MCDA-C, permitiu criar mapas cognitivos e identificar as estratégias para apoiar à decisão de implantação de inovação, considerando-se uma sequência de procedimentos sistematizados em fases, com foco na relação do homem com a tecnologia disponível. Além de uma análise histórica das inovações no METRÔ-DF, fatores tais como, interação homem tecnologia, aperfeiçoamento dos conhecimentos específicos, confiabilidade humana no controle de processos em tempo real, transferências de tecnologias e suas implicações, foram considerados e consubstanciados em constructos científicos de Engenharia de Transporte, Inovação, Pesquisa Operacional e Antropotecnologia, considerando-se dados históricos do METRÔ-DF e de outros sistemas metroviários do Brasil e do exterior para identificar os elementos significativos que permeiam as inovações na usabilidade deles. O instrumento de análise ora proposto pode ser aplicado a qualquer tipo de serviço, seja ele público ou privado e a qualquer modal de transporte onde tenha havido inovações que se reflitam na sua usabilidade, por fomentar as empresas de informações estratégicas que lhe permitam tomada de decisão no sentido de criar ou reforçar ações de inovação que visem a atrair ou fidelizar usuários. Com esse estudo foi possível identificar o grau e as condições em que as inovações no METRÔ-DF vêm sendo percebidas ao longo dos últimos seis anos. Algumas inovações mais antigas estão na memória dos usuários em detrimento de inovações mais recentes e isso mostra que a percepção do usuário independe do tempo e que as instituições devem investir na adequação e divulgação quanto às inovações inseridas para facilitar a percepção, aumentar a usabilidade e consequentemente, ganhar a preferência da população. |
Abstract: | This research's goal is to propose an investigation methodology of the perception of innovation on usability on the Brazilian Federal District's Subway Company (Companhia do Metropolitano do Distrito Federal; METRÔ-DF), with an Anthropotechnological approach. From the adoption of the referred approach, related to the use of a multicriteria analysis methodology which has an constructivist approach (MCDA-C) it was possible to define an evaluation instrument of the perception about the public transport service's users regarding the innovation's impacts on those transports usability. As anthropotechnology allows the analysis of the users' habits from determined system, through this it was possible to detail several kinds of the subway system users and from this to define the usability criteria that could or not be realized by them. The usability term is related to the idea of "something easy to use", in this way it was considered relative aspects to the way how the subway equipments are used, to the tasks and the ambient direct or indirect related to the METRÔ-DF, among others, the conduction aspects, control, work load, adaptability, and decision takes; in order to enable the usability effectiveness, efficiency and satisfaction in the specific context of use. These criteria of usability composed a data collection instrument (interview) which was validated by METRO -DF experts, subject matter of this research. The MCDA -C, allowed to create cognitive maps and identify strategies to support the decision to implement innovation, given a sequence of procedures systematized in phases, focusing on man's relationship with the available technology. In addition to a historical analysis of innovation in the METRÔ-DF, factors such as interaction mantechnology, improvement of expertise, human reliability in process control in real time, technology transfer and its implications were considered and embodied in scientific constructs of Transportation Engineering, Innovation, Operational Research and Anthropotechnology, considering historical data for METRÔ-DF and others subway systems in Brazil and abroad to identify the significant elements that permeate the innovations in their usability. The analysis of this proposed instrument can be applied to any type of service, whether public or private, and any mode of transport where there have been innovations that are reflected in his use, by encouraging companies of strategic information to enable it to decision making to establish or strengthen innovation actions aiming to attract or retain users. With this study was possible to identify the degree and the conditions in which innovations in METRÔ -DF have been perceived over the last six years. Some older innovations in memory of users at the expense of the latest innovations and this shows that the perception of the user independent of time and that the institutions must invest in adaptation and dissemination about the innovations incorporated to facilitate perception, increase usability and consequently, achieve the population preference. |
metadata.dc.description.unidade: | Faculdade de Tecnologia (FT) Departamento de Engenharia Civil e Ambiental (FT ENC) |
Descripción : | Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2014. |
metadata.dc.description.ppg: | Programa de Pós-Graduação em Transportes |
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DOI: | http://dx.doi.org/10.26512/2014.12.T.17745 |
Aparece en las colecciones: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
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