Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/17680
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ARTIGO_AMidiatizaçãodaInformaçãoEconômica.pdf157,73 kBAdobe PDFView/Open
Title: A midiatização da informação econômica na CNN en Español
Authors: Margalef, Delia María Dutra da Silveira
Assunto:: Notícias - economia
Telejornalismo
Issue Date: 2007
Publisher: Universidade do Vale do Rio dos Sinos
Citation: SILVEIRA, Delia Dutra da. A midiatização da informação econômica na CNN en Español. Revista Fronteiras: estudos midiáticos, São Leopoldo, RS, v. 9, n. 2, p. 121-129, maio/ ago. 2007. Disponível em: < http://revistas.unisinos.br/index.php/fronteiras/article/view/5848>. Acesso em 13 jan. 2015.
Abstract: Neste texto apresentamos as principais descobertas de uma pesquisa cujo propósito foi compreender as especificidades da informação de caráter econômico, relativa aos Estados Unidos e à América Latina, construída num telejornal Economia y Finanzas da CNN em Español. Buscamos entender como se configuram as relações entre os agentes do campo midiático e do campo econômico e as estratégias de que se serve o telejornal para construir tal informação. A análise foi realizada em dois movimentos: um quantitativo (15 edições do telejornal) e um outro qualitativo (quatro notícias), ambos trabalhados como complementares e não como mutuamente excludentes. Os resultados apontam para a existência de marcadas diferenças em relação ao papel de mediador simbólico do agente midiático e às estratégias de produção de sentido em função da formatação dada à notícia. _______________________________________________________________________________________ ABSTRACT
The mediatization of economic information on CNN en Español. This article shows the main results of a research project undertaken to understand the specificities of economic information, concerning the United States and Latin America, constructed by Economía y Finanzas on CNN en Español. It discusses the interaction between agents of the media and the economy the strategies used by the program in order to produce this information. The analysis was made in two movements: the first one quantitative (15 programs) and the second one qualitative (4 news reports), complementing but not excluding each other. The results point towards clear differences in relation to the role of symbolic mediator played by the media agent and the meaning production strategies, considering the format given to the news. _______________________________________________________________________________________ RESUMEN
En este artículo presentamos los principales resultados de uma investigación cuyo propósito fue comprender las especificidades de La información de carácter económico, relativa a los Estados Unidos y América Latina, construida por el informativo (telediario) Economía y Finanzas de la CNN en Español. Buscamos entender cómo se configuran las relaciones entre los agentes del campo mediático y Del campo económico, y las estrategias que se sirve el programa para construir tal información. El análisis fue realizado en dos movimientos: uno cuantitativo (15 ediciones) y otro cualitativo (4 noticias), ambos trabajados como complementarios y no como mutuamente excluyentes. Los resultados apuntan para la existência de claras diferencias sobre el papel de mediador simbólico del agente mediático y sobre las estrategias de producción de sentido en función del formato dado a la noticia.
Licença:: Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0. Fonte: http://revistas.unisinos.br/index.php/fronteiras/article/view/5848. Acesso em: 14 jan. 2015
Appears in Collections:Artigos publicados em periódicos e afins

Show full item record " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/17680/statistics">



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.