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Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://repositorio.unb.br/handle/10482/17350
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Titre: Efeito do tipo de tarefa de ensino na aquisição de relações de identidade por pessoas com autismo
Auteur(s): Cruz, Kelvis Rodrigo Sampaio da
Orientador(es):: Melo, Raquel Maria de
Coorientador(es):: Gomes, Camila Graciella Santos
Assunto:: Identidade (Psicologia)
Autismo
Date de publication: 12-déc-2014
Référence bibliographique: CRUZ, Kelvis Rodrigo Sampaio da. Efeito do tipo de tarefa de ensino na aquisição de relações de identidade por pessoas com autismo. 2014. vi, 63 f., il. Dissertação (Mestrado em Ciências do Comportamento)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Résumé: A aprendizagem de relações de identidade pode ser considerada um desempenho pré-requisito para a aquisição de relações mais complexas entre estímulos. Entretanto, a literatura destaca que pessoas com autismo apresentam dificuldade para aprender relações condicionais com o procedimento de Pareamento Típico. O presente estudo avaliou o efeito de dois tipos de tarefas de ensino de pareamento de identidade, Típico (um modelo e três comparações) e Multimodelo (três modelos e três comparações, ao mesmo tempo, e em duas colunas distintas). Participaram do estudo 24 indivíduos com autismo, divididos em quatro grupos, sendo que metade foi exposto à Condição 1 e os demais à Condição 2. As duas condições se diferenciavam pela apresentação de um estímulo composto formado por elementos iguais, lado-a-lado, após cada pareamento correto nas tarefas de Pareamento Típico e de Pareamento Multimodelo. Cada condição era composta por três blocos de tentativas: Pareamento Típico, Pareamento Multimodelo, e tentativas misturadas dos dois tipos de pareamento. Os dois primeiros blocos continham tentativas de treino e de teste e o terceiro bloco apenas tentativas de teste. A ordem de exposição as tentativas de Pareamento Típico e Multimodelo variava entre os dois grupos de cada condição. Os resultados demonstraram que, independentemente da condição experimental e da ordem de exposição as tarefas de pareamento, os participantes obtiveram percentagem de acerto maior nas tentativas de de teste de Pareamento Típico do que nas tentativas de Pareamento Multimodelo. A porcentagem média de acerto para os participantes da Condição 2 foi maior do que na Condição 1 nos dois tipos de tarefa, o que sugere o efeito da apresentação do estímulo composto com elementos iguais. Esses resultados não replicam aqueles obtidos por Gomes (2011; Experimento 1) que verificou melhor desempenho dos participantes em tarefas de Pareamento Multimodelo. É possível que, além da organização visual diferente de cada tipo de tarefa de pareamento, a variável topografia da resposta (clicar ou arrastar) possa ser uma variável que afete o controle pela relação de identidade. Sugere-se que tal possibilidade seja avaliada em estudos futuros. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT
Learning identity relations may be considered a pre-requisite for the acquisition of more complex relations between stimuli. However, literature has emphasized that people with autism have trouble learning conditional relations with a Typical Matching procedure. The present study has evaluated the effects of two types of tasks that involved teaching identity matching: Typical (one sample and three comparisons) and Multi-sample (three samples and three comparisons displayed simultaneously in two different columns). Twenty four autistic individuals were divided into four groups, half of whom were exposed to Condition 1 and the other half to Condition 2. Both conditions differed regarding the presentation of a stimulus composed of two equal elements, placed side-by-side, after each correct matching in the Typical and Multi-sample Matching tasks. Each condition was composed of three blocks of trials: Typical Matching, Multi-sample Matching and trials that mixed both types of matching. The first couple of blocks contained training and test trials and the third block contained only test trials. The order of exposure to Typical and Multi-sample Matching trials varied among both groups in each condition. Results showed that, regardless of experimental condition and order of exposure to matching tasks, participants had higher percentages of correct responses in Typical Matching test trials than in Multi-sample trials. Mean percentage of correct responses for participants in Condition 2 was higher than in Condition 1 for both types of tasks, suggesting an effect of displaying the stimulus composed of equal elements. These results do not replicate those from Gomes (2011; Experiment 1), which showed better participant performance in Multi-sample Matching tasks. It is possible that the different visual placement for each type of matching task as well as the response topography (clicking or dragging) may be variables affecting control over the identity relation. It is suggested that such a possibility is evaluated in future studies.
Description: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Processos Psicológicos Básicos, Programa de Pós-Graduação em Ciências do Comportamento, 2014.
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Collection(s) :Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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