http://repositorio.unb.br/handle/10482/17330
File | Description | Size | Format | |
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2014_IsabelaGuimaraesRabelo.pdf | 1,72 MB | Adobe PDF | View/Open |
Title: | A ecologia da vadiação : os saberes no grupo N'Zambi de capoeira Angola em Florianópolis - Santa Catarina |
Authors: | Rabelo, Isabela Guimarães |
Orientador(es):: | Pato, Claudia Márcia Lyra |
Assunto:: | Capoeira - educação Cultura afro-brasileira Oralidade Santa Catarina (Estado) Tradição oral |
Issue Date: | 11-Dec-2014 |
Data de defesa:: | 6-Oct-2014 |
Citation: | RABELO, Isabela Guimarães. A ecologia da vadiação: os saberes no grupo N'Zambi de capoeira Angola em Florianópolis - Santa Catarina. 2014. 100 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014. |
Abstract: | A admissão do conhecimento científico como forma mais legítima de entendimento da realidade nos coloca diante da exclusão das infinitas manifestações de saber que existem no mundo em uma lógica de monocultura dos saberes. Para confrontar essa realidade podemos constatar a nossa diversidade epistemológica por meio de uma ecologia dos saberes. Neste sentido a ciência não é mais percebida como a principal forma de entendimento da realidade, além dela há infinitos saberes com voz suficiente para dialogar de forma horizontal com a ciência, dentre eles destacamos a capoeira angola. Esta é percebida aqui como uma manifestação da cultura popular afro-brasileira que conta com mestras e mestres na transmissão de saberes via oralidade. Daí surge nosso principal objetivo que é refletir sobre a capoeira angola como saber a partir daquilo que emerge dos processos de ensino e aprendizagem do grupo nZambi de capoeira angola em Florianópolis - SC. Assim foi possível evidenciar o trabalho de uma das primeiras mestras de capoeira angola, Elma Silva Weba, a mestra Elma. Para dar cabo desta demanda realizamos um estudo de caso no ambiente do grupo nZambi de capoeira angola em Florianópolis - SC. O estudo de caso foi possível através de uma pesquisa de campo, onde participamos durante três meses das atividades do grupo por meio da observação participante, sendo que a entrevista semi-estruturada e o relato oral foram também instrumentos de coleta de dados. No grupo nZambi de capoeira angola em Florianópolis - SC, nos deparamos com formas sutis de transmissão de saber em que o capricho e o silêncio eram elementos fundamentais de uma experiência coletiva e comunitária, possível por meio do aprendizado da cooperação. |
Abstract: | The admission of scientific lore as the most legitimate way of understanding reality places us up the exclusion of numerous knowledge expressions that exist in the world, in a knowing monoculture logic. To confront this reality we can think over the finding of our epistemological variety by means of a knowledges’ ecology. In this sense, science isn’t perceived anymore as the main manner of understanding reality, further there are numerous knowledges that hold sufficient voice to dialog horizontally with it, among them we highlight capoeira angola. This one is understood here as a manifestation of afro-brazilian popular culture the counts with male and female master in the oral transmission of knowing. There from arises our main objective – think about capoeira angola as a knowledge from what emerges in the guideline/ apprenticeship processes of nzambi capoeira angola group in Florianópolis – SC. Thus it was possible to evidence the task of one of the first capoeira angola female masters, Elma Silva Weba, master Elma. To accomplish this demand a case study was realized in the group environment. This case study was possible by means of participating observation, and the semi – structured interview and the oral account were also data collection tools. In nZambi capoeira angola group we acrossed subtle ways of propagating knowledge in which whim and silence were fundamental elements of a collective and communitary expererience, possible by means of cooperation learning. |
metadata.dc.description.unidade: | Faculdade de Educação (FE) |
Description: | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2014. |
metadata.dc.description.ppg: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
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DOI: | http://dx.doi.org/10.26512/2014.10.D.17330 |
Appears in Collections: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
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