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Título: Estudo dos impactos das atividades aeroportuárias utilizando dados de sensoriamento remoto
Autor(es): Silva, Camila Lourdes da
Orientador(es): Matricardi, Eraldo Aparecido Trondoli
Assunto: Sensoriamento remoto
Meio ambiente
Aeroportos
Data de publicação: 11-Dez-2014
Referência: SILVA, Camila Lourdes da. Estudo dos impactos das atividades aeroportuárias utilizando dados de sensoriamento remoto. 2014. xi, 98 f., il. Dissertação (Mestrado em Ciências Florestais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: A implantação, operação e expansão dos aeroportos são consideradas atividades potencialmente causadoras de grandes impactos ao meio ambiente. Elas desencadeiam processos erosivos, desmatamentos e danos a corpos hídricos. Estudos relacionados à erosão do solo e à fragmentação da vegetação ainda são escassos em ambientes aeroportuários. O presente trabalho tem como objetivo identificar, mapear e estimar os impactos ambientais sobre a vegetação nativa e os solos nos anos de 2003, 2009 e 2013 no Aeroporto Internacional de Brasília - Presidente Juscelino Kubitschek e seu entorno (2 km), período em que muitas obras de expansão foram realizadas. Foram utilizadas imagens de satélite de alta resolução espacial, Sistema de Informação Geográfica e levantamentos de campo. Para identificar as áreas suscetíveis à erosão, foi utilizada a Equação Universal de Perda de Solo - EUPS. A alteração e análise da fragmentação de vegetação foram estimadas utilizando os índices de estrutura da paisagem, considerando três grupos de influência dos impactos: área total, área do aeroporto e área do entorno. Os resultados da EUPS mostraram que a área de estudo apresentou baixa perda de solos nos três anos analisados (inferior a 10 t ha-1 ano-1). Para esse parâmetro, o comportamento foi bastante similar no período de estudo, apresentando um aumento de 0,05 a 0,25 t ha-1 ano-1 para a área do aeroporto no ano de 2003. A partir da análise da situação da vegetação nativa remanescente, foi observado que existem diferenças substanciais entre áreas analisadas, com destaque para a área do aeroporto. Dentre os índices avaliados, destaca-se a redução na Área de Classe (CA) e o aumento na distância média do vizinho mais próximo entre os fragmentos (MNN) para os três anos. Isso significa que a vegetação da área estudada está ficando mais isolada e que o tamanho das manchas está diminuindo, aparentemente provocadas pelas obras de ampliação do aeroporto. A partir da análise dos índices de área de Classe (CA) e Tamanho Médio dos Fragmentos (MPS) para a área do entorno, foi possível perceber que a urbanização em volta do aeroporto está crescendo, mostrando que os impactos gerados pela antropização também ocasionaram fragmentação na vegetação, pois ambos os índices diminuíram para os três anos analisados. Dessa forma, ressalta-se a importância desse estudo para auxiliar na composição da caracterização temporal da área do aeroporto e entorno visando facilitar futuras análises. __________________________________________________________________________________ ABSTRCT
The implementation, operation and expansion of airports are considered potentially causing activities of large impacts on the environment. They trigger erosion, deforestation and damage to water bodies. Studies related to soil erosion and fragmentation of vegetation are still scarce in airport environments. This study aims to identify, map and estimate the environmental impacts on native vegetation and soil in the years 2003, 2009 and 2013 in Brasília International Airport - President Juscelino Kubitschek and its surroundings (2 km), a period when many expansion works were performed. Satellite images of high spatial resolution, GIS and field surveys were used. USLE - Universal Soil Loss Equation was used to identify areas susceptible to erosion. The alteration and fragmentation analysis of vegetation were estimated using indices of landscape structure, considering three groups of influence impacts: total area, area of the airport and surrounding area. The results of the USLE showed that the study area has low soil loss for the three years analyzed (less than 10 t ha-1 year-1). For this parameter, the behavior was very similar during the study period, an increase from 0.05 to 0.25 t ha-1 year-1 for the airport area in 2003. Based on the analysis of the situation of remnant native vegetation it was observed that there are substantial differences between areas analyzed, with emphasis on the area of the airport. Among the indices evaluated, there is a reduction in the Class Area (CA) and the increase in the average distance between the nearest fragments (MNN) for the three years neighbor. This means that the vegetation of the study area is getting more isolated and that the size of the patches is decreasing, apparently caused by the works to expand the airport. From the analysis of the indices of class area (CA) and Average Size of Fragments (MPS) for the surrounding area, it was revealed that urbanization around the airport is growing, showing that the impacts generated by human disturbance also caused fragmentation vegetation, as both indices decreased for the three years analyzed. Thus, we emphasize the importance of this study to assist in the composition of the temporal characterization of the airport and surrounding area to facilitate future analyzes.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Tecnologia (FT)
Departamento de Engenharia Florestal (FT EFL)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Florestal, 2014.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Ciências Florestais
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