Skip navigation
Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/17232
Fichier(s) constituant ce document :
Fichier Description TailleFormat 
ARTIGO_FragmentosCumplicidadeArte.pdf1,2 MBAdobe PDFVoir/Ouvrir
Titre: Fragmentos de cumplicidade : arte, museus e política institucional
Auteur(s): Oliveira, Emerson Dionisio Gomes de
Assunto:: Museus
Museus - exposição
Museus de arte
Arte - memória
Date de publication: jan-2008
Editeur: Centro de Ciências Humanas - Universidade de Caxias do Sul
Référence bibliographique: OLIVEIRA, Emerson Dionisio Gomes de. Fragmentos de cumplicidade: arte, museus e política institucional. Métis: história & cultura, Caxias do Sul, v. 7, n. 13, p. 33-55, jan./jun. 2008. Disponível em: <http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/688/499>. Acesso em 15 jul. 2014.
Résumé: O presente trabalho procurou refletir sobre como dois diferentes museus brasileiros – o Museu Paulista e o Museu de Arte de Belém – representam a história de seu acervo por meio da eleição de uma obra de arte-símbolo. As escolhas demonstram uma complexa dialética da conservação e da contínua apropriação das coleções artísticas no seio de “representações” de certos momentos da história. Representações essas transmitidas, utilizadas, deformadas, esquecidas ao longo das diferentes negociações para compor a memória dos museus citados. Negociações que, de acordo com nossas especulações, podem fazer das próprias instituições reféns da necessidade que as comunidades locais têm de perpetuar, por meio da arte, um único sentido de determinado “momento histórico” em detrimento da discussão de tantos outros. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT
This paper sought to reflect about how two different Brazilian museums – the Paulista Museum and the Belém Art museum – represent the history of their collections through the election of a symbol work of art. The choices show a complex dialectic of the conservation and continual appropriation of artistic collections in the bosom of the “representations” of certain moments in history. Representations, transmitted, utilized, deformed and forgotten during the different negotiations to compose the memories of the mentioned museums. Negotiations that in our speculations can make the institutions themselves hostages of the necessity which local communities have to perpetuate, through art, one sole meaning of an “historic moment” in detriment to the discussion of so many others.
Licença:: Revista Metis - Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons (Attribution 3.0 Unported (CC BY 3.0)). Fonte: http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/688/499. Acesso em: 15 jul. 2014.
Collection(s) :Artigos publicados em periódicos e afins

Affichage détaillé " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/17232/statistics">



Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.