http://repositorio.unb.br/handle/10482/17182
Fichier | Description | Taille | Format | |
---|---|---|---|---|
2014_JeffersonWilliamGohl.pdf | 3,42 MB | Adobe PDF | Voir/Ouvrir |
Titre: | Esse tal de Roque Enrow! : a trajetória de Rita Lee de outsider ao mainstream (1967-1985) |
Auteur(s): | Gohl, Jeffferson William |
Orientador(es):: | Brito, Eleonora Zicari Costa de |
Assunto:: | Lee, Rita Música popular - Brasil Rock Civilização - história |
Date de publication: | 2-déc-2014 |
Data de defesa:: | 7-aoû-2014 |
Référence bibliographique: | GOHL, Jeffferson William. Esse tal de Roque Enrow!: a trajetória de Rita Lee de outsider ao mainstream (1967-1985). 2014. 355 f., il. Tese (Doutorado em História)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014. |
Résumé: | O presente trabalho acompanhou parte da trajetória da artista Rita Lee Jones no período entre 1967 até 1985. Valendo-se de fontes, discográficas, documentos audiovisuais, documentos de arquivo e discursos produzidos pela imprensa, procurou documentar desde o momento contracultural em que ela participou do grupo Os Mutantes junto aos movimentos da Tropicália, até seu momento de reconhecimento de maturidade artística que ocorre concomitante ao término do Regime Militar autoritário no Brasil. A pesquisa refaz o caminho de suas primeiras experiências com o rock na juventude, investiga como ocorre sua participação nos discos dos Mutantes, e as tensões da separação. Acompanha a trajetória de reestabelecimento de sua carreira artística, e seus trabalhos com outros conjuntos ou de maneira solo. O trabalho também identifica elementos estéticos em suas canções que ajudam a compreender a difusão e ampliação de público do rock no Brasil. Bem como, vários aspectos de projeção de sua imagem na conquista do Mainstream fonográfico, ao qual Rita Lee Jones se viu alçada em meados dos anos 80. ______________________________________________________________________________ ABSTRACT The present study followed part of the trajectory of the artist Rita Lee Jones in the period between 1967 to 1985. Relying on record sources, audiovisual documents, archive documents and discourses produced by the media, sought to document from the countercultural moment when she participated in the group Os Mutantes at the Tropicalia movement, until her moment of recognition of artistic maturity that occurs concurrent with the end of the authoritarian military regime in Brazil. The study retraces the path of her first experiences with the rock in his youth, investigating how her participation in the disks of Os Mutantes occurs, and the tensions of separation. Follows the trajectory of the reinstatement of her artistic career, and her work with other music groups or as a solo artist. The work also identifies aesthetic elements in her songs that help to understand the spread and expansion of the rock audience in Brazil, as well as various aspects of projection of her image in the conquest of the phonographic mainstream, to which Rita Lee Jones was raised in the mid-80s. |
metadata.dc.description.unidade: | Instituto de Ciências Humanas (ICH) Departamento de História (ICH HIS) |
Description: | Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Programa de Pós-Graduação em História, 2014 |
metadata.dc.description.ppg: | Programa de Pós-Graduação em História |
Licença:: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. |
Collection(s) : | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.