Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/17122
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2013_AndréaCarlaMarquesDaSilva.pdf4,09 MBAdobe PDFView/Open
Title: Comportamento de pesquisa da informação de usuários de portais corporativos : estudo de caso da Eletrobras Eletronorte
Authors: Silva, Andréa Carla Marques da
Orientador(es):: Gasque, Kelley Cristine Gonçalves Dias
Assunto:: Estudo de usuários
Stakeholders
Compartilhamento da informação
Issue Date: 27-Nov-2014
Citation: SILVA, Andréa Carla Marques da. Comportamento de pesquisa da informação de usuários de portais corporativos: estudo de caso da Eletrobras Eletronorte. 2013. 144 f., il. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Abstract: Apresenta estudo de caso sobre comportamento de pesquisa da informação dos usuários de portais corporativos, mais especificamente, identifica o perfil dos usuários de portais corporativos e mapeia os padrões de pesquisa da informação para a tomada de decisão, centrando-se especialmente em fatores que estimulam a busca da informação e possíveis obstáculos. Os portais corporativos têm se destacado dentre as organizações competitivas por transcenderem a busca, recuperação e disseminação de informação aos stakeholders, contribuindo com a cultura de interação e compartilhamento de conhecimentos. O estudo realizado no Portal do Conhecimento da Eletrobras Eletronorte utilizou a combinação de métodos quantitativos e qualitativos na análise dos dados coletados para melhor entender a complexidade do fenômeno estudado. O presente estudo toma como referência o modelo de busca e uso da informação de Wilson associado à proposta de Dias, que delimitaram as variáveis utilizadas na pesquisa: acesso, competência e pertinência. Os resultados ratificam a importância do Portal do Conhecimento como fonte de informação qualificada para a tomada de decisão e disseminação do conhecimento organizacional, bem como apresentam o perfil dos usuários composto por profissional experiente, qualificado pelas especializações e vivência na empresa, a maioria do gênero masculino e faixa etária superior a 46 anos. Dentre os fatores que estimulam a busca da informação, destacam-se a centralização do acesso de informações e documentos no portal, com a devida divulgação; além da promoção do compartilhamento de informação entre os públicos-alvo da organização. A falta de letramento informacional e ausência da cultura de compartilhamento de informação entre usuários são aspectos identificados como potenciais obstáculos à pesquisa da informação em portais corporativos. ___________________________________________________________________________________ ABSTRACT
Presents case study of information searching behavior of users of corporate portals, more specifically identifies the profile of corporate portals users and maps search patterns of information for decision making, especially focusing on factors that stimulate the search for information and possible obstacles. Corporate portals have stood out amongst the competitive organizations per transcend the search, retrieval and dissemination of information to stakeholders, contributing to the culture of interaction and sharing of knowledge. The study carried out at the Knowledge Portal Eletrobras Eletronorte utilized the combination of quantitative and qualitative methods in the analysis of data collected to better understand the complexity of studied phenomenon. The present study takes as reference the Wilson's model of information-seeking behaviour related the proposal for Dias, which delimited the variables used in the research: access, competence and pertinence. These results confirm the importance of the Knowledge Portal as a source of quality information for decision making and dissemination of organizational knowledge, as well as present the profile of users composed of experienced professional, qualified by expertise and experience in the company, most males and age range above 46 years. Among the factors which stimulate the search for information, highlights are the centralizing access of information and documents on the portal, with proper disclosure, in addition to promoting the sharing of information between the target groups of the organization. The lack of information literacy and the absence of a culture of sharing information between users are aspects identified as potential barriers to research of the information in enterprise portals.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Ciência da Informação (FCI)
Description: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, 2014.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação
Licença:: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Appears in Collections:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Show full item record " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/17122/statistics">



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.