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Título: Imagens em Angola, imagens da memória : cinemas, marcas e descobertas (tempos das lutas anticoloniais, tempos das independências)
Autor(es): Jesus, Leandro Santos Bulhões de
Orientador(es): Magalhães, Nancy Alessio
Assunto: Angola - história
Conflito social
Memória cultural
Imagens, ilustrações, etc.
Data de publicação: 25-Nov-2014
Referência: JESUS, Leandro Santos Bulhões de. Imagens em Angola, imagens da memória: cinemas, marcas e descobertas (tempos das lutas anticoloniais, tempos das independências). 2013. 333 f. il., Tese (Doutorado em História)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: Angolanos e portugueses têm suas histórias entrecruzadas há pelo menos cinco séculos. Durante esse período, esses povos estiveram envolvidos em diferentes projetos de sociedades engendrados por grupos que disputavam poderes e legitimidades de exercê-los. Esses conflitos podem ser analisados em registros e suportes de linguagens nos quais há possibilidades de se ver questões relacionadas aos pertencimentos a determinadas filiações políticas e/ou a projetos de identidades, em que múltiplas temporalidades são experimentadas, como os tempos coloniais, anticoloniais e das independências. O universo das pertenças – suas negociações, apropriações, ressignificações – podem revelar uma dinâmica que permite analisar as experiências sociais dos angolanos e portugueses por meio das configurações e articulações visuais. Imagens em Angola, imagens da memória: cinemas, marcas e descobertas (tempos das lutas anticoloniais, tempos das independências) é uma pesquisa com a qual busco identificar problematizando lugares do visível e do invisível em diferentes momentos das histórias das relações entre os angolanos e portugueses, ao interpretar formas com as quais dimensões dos poderes, olhares, memórias, narrativas, pertenças são articuladas nos dramas das disputas sociais. Nesse ínterim, interessam sobremaneira as possibilidades de reflexão abertas pelos diversos sentidos que constituem as condições discursivas nas quais os movimentos das ideias são traduzidos, isto é, as marcas das enunciações e daqueles que enunciam. As narrativas fílmicas elaboradas pelos portugueses, angolanos e estrangeiros se configuram como fontes aqui eleitas para analisar essas performances enunciativas dessas relações de poder e estratégias de legitimidade e hegemonia, que têm nas subjetividades em geral e nas subjetividades das imagens um campo de reflexão específico. Do que falam as imagens coloniais e pós-coloniais entre marcas e possibilidades de descobertas na memória? ______________________________________________________________________________ ABSTRACT
Angolan and Portuguese people have at least five centuries of intersecting history. During this period, these peoples have been involved in different projects of society engendered by groups which have disputed power and ways to legitimized it. These conflicts can be analyzed in language records in which one may find questions related to party and/or identity project affiliations in which multiple temporalities are experienced, such as colonial, anti-colonial and independence periods. The universe of belonging — its negotiations, appropriations, resignifications — may reveal a dynamic which allows for the analysis of social experiences of Angolan and Portuguese people through visual configurations and articulations. Images in Angola, images of memory: cinema, marks and discoveries (periods of anti-colonial struggles and periods of independences) is a research in which I intend to identify, through problematization, places of the visible and the invisible in different periods of the history of the Angolan and Portuguese people, as well as by the interpretation of forms through which domains of power, approaches, memory, narratives, belongings are articulated in the dramas of social struggle. The possibilities of reflection made available by the several senses which constitute the discourse conditions in which the movement of ideas are translated, namely the marks of the articulations and of the articulators have been greatly considered. The film narratives elaborated by the Portuguese, the Angolan and foreigners are the sources chosen here to analyse the articulating perfomances from these power relations and their strategies of ligitimization and hegemony, which have in their subjectivities in general and in the subjectives of the images a specific field of reflection. What do the colonial and anti-colonial images among marks and possibilities of discoveries of memory talk about?
Unidade Acadêmica: Instituto de Ciências Humanas (ICH)
Departamento de História (ICH HIS)
Informações adicionais: Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em História, 2013.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em História
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
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