http://repositorio.unb.br/handle/10482/16832
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2014_DaviContenteToledo.pdf | 1,03 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | Performance de gênero não normativa na adolescência : contribuições da teoria do Self dialógico |
Autor(es): | Toledo, Davi Contente |
Orientador(es): | Oliveira, Maria Cláudia Santos Lopes de |
Assunto: | Desenvolvimento humano Gênero - identidade Adolescência Self dialógico |
Data de publicação: | 11-Nov-2014 |
Data de defesa: | 24-Mar-2014 |
Referência: | TOLEDO, Davi Contente. Performance de gênero não normativa na adolescência: contribuições da teoria do Self dialógico. 2014. x, 122 f. Dissertação (Mestrado em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014. |
Resumo: | O objeto desta dissertação é o desenvolvimento dinâmico do sistema de self de adolescentes que apresentam performance de gênero não-normativa. Parte-se de uma perspectiva teórica sociocultural alinhada com a Teoria do Self Dialógico. O conceito de performance de gênero provém dos estudos feministas e da teoria queer. Esse conceito sustenta que o modo pelo qual os sujeitos se apresentam socialmente nunca é neutro, mas gendrado; e busca definir como as práticas culturais, discursos e instituições sociais participam desse processo. O adjetivo ‘não normativo’ destaca as divergências entre a expressão subjetiva de gênero e os padrões heteronormativos estabelecidos. As perspectivas adotadas no estudo consideram o desenvolvimento humano como um processo dual de continuidade-descontinuidade no tempo, que é experienciado pela pessoa em meio a contextos sociais heterogêneos. De acordo com as mesmas perspectivas, tensões e ambivalências são inerentes à construção dos sentidos e significados, os quais são considerados catalisadores de desenvolvimento. Considerando-se as especificidades da adolescência contemporânea, este se mostra um momento do ciclo de vida propício à investigação destes catalisadores desenvolvimentais. Uma das principais tensões vividas no processo de desenvolvimento refere-se à identidade sexual e de gênero. Cada sujeito experimenta e expressa o gênero de forma única, que se forma na coordenação entre valores socioculturais, sentidos e motivações subjetivas. O objetivo dessa investigação é ampliar a compreensão sobre o desenvolvimento do sistema de self, na adolescência, com o foco dirigido aos adolescentes com performance de gênero não normativa. A investigação considerou os contextos e aparatos de regulação social das expressões sexuais e de gênero. A base metodológica da investigação foi a Epistemologia Qualitativa. Considerando-se a natureza do objeto, adotou-se uma perspectiva idiográfica, tendo-se conduzido três estudos de caso no intuito de aproximar aos aspectos singulares e potenciais generalidades envolvidas na construção da identidade de gênero. Os participantes tinham de 15 a 18 anos. O momento empírico deu-se em um centro de saúde do adolescente, localizado em Brasília, DF, onde o próprio pesquisador atuava como psicólogo à época da coleta de dados. As informações foram obtidas a partir de sessões de entrevista com os adolescentes, as quais foram gravadas e transcritas, na íntegra, pelo pesquisador. Também foram considerados nas análises os prontuários clínicos dos adolescentes e outros registros de campo feitos pelo pesquisador, que se considerou igualmente participante do estudo. As análises exploraram a sistematização do movimento do Self de cada participante. Foram ainda analisados dois cenários de negociação de significados e reposicionamento pessoal dos participantes: as interações pesquisador-participantes (e potenciais diferenças entre o contexto clínico e de pesquisa); e os papeis da escola, família e instituições religiosas frente à socialização de gênero. Tais contextos são aqueles nos quais as vozes heteronormativas ecoam de modo mais evidente, entrando em conflito com a performance de gênero não-normativa exibida pelos adolescentes. Ao mesmo tempo, podem ser percebidos por eles como ambientes protetivos, acolhedores e de pertencimento. As tensões dialógicas geradas por esse tipo de ambivalência são as que possibilitam a emergência de novos significados e posições pessoais, nas quais as alternativas queer suscitam como uma possibilidade real para o sujeito, que una no mesmo sistema de self os processos únicos de desenvolvimento, sem ignorar os aparatos de regulação social do gênero. _______________________________________________________________________________________ ABSTRACT The object of this dissertation is the developmental movement of the self system of adolescents who present non-normative gender performance and it adopts a sociocultural perspective aligned with the Dialogical Self Theory. The concept of gender performance comes from feminist and queer studies. It sustains that the social presentation of all subjects is never neutral, but always gendered, and defines how cultural practices, discourses and social institutions are involved in this process. The adejective non- normative refers to forms of gender expression that does not fit into the main heterosexual established standards. The perspectives adopted here conceive of human development as a somehow dual process of continuity-discontinuity in time, that is experienced by the subjects within heterogeneous social contexts. Following those perspectives, tensions and ambivalences are parts of the the construction of sense and meaning, being considered as catalysts for development. Due to the specific features of this stage into contemporary societies, adolescence is a propitious context for the investigation of developmental tensions. One of the main developmental tensions lived concerns gender and sexual identity. Each subject experiences gender in an unique fashion, as a product of the coordination of social-historical values and personal senses and motives. The goal of this investigation is to improve the understanding of the development of the self system along adolescence and the focus is directed to adolescents with non-normative gender performance. The investigation considered the contexts and the apparatuses of social regulation of sexual and gender expressions. The methodological basis of the investigation was Qualitative Epistemology. Considering the nature of the object, an idiographic perspective was adopted and three case studies were conducted aiming at understanding both the uniqueness and potential generalities of the process of gender identification of the participants. The three subjects were between 15 and 18 years old .The empirical moment occurred in a public health care center for teenagers, in Brasília, DF, where the researcher himself used to work as a professional psychologist while data construction was in course. Information was raised through interview sessions with adolescents, which were recorded and fully transcribed by the researcher. Clinical protocols and personal reports of the researcher were also considered. The analysis explored the movement of Selves of the participants. Besides, two scenarios of meaning negotiation and positioning dynamics were analyzed: the transactions researcher- participants (and differences between the clinical and research settings); and the role of school, family and religious settings in the process of gender socialization. The latter contexts are those in which the heteronormative voices echo in a more evident way, potentially in shock with the adolescents non-normative gender performance. At the same time those may also be meant as belonging, protective and affectively bonding environments. The dialogic tension generated by ambivalent positions leads to the emergence of novel meanings and personal positions, in which queerness figures as a real possibility for the Self, uniting unique developmental processes while not ignoring to the apparatuses of social regulation of gender. |
Unidade Acadêmica: | Instituto de Psicologia (IP) Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento (IP PED) |
Informações adicionais: | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2014. |
Programa de pós-graduação: | Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.