http://repositorio.unb.br/handle/10482/16743
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2013_NoemiBarretoSalesZukowski.pdf | 4,01 MB | Adobe PDF | Voir/Ouvrir |
Titre: | Estudo comparativo entre o ensino médio integrado e o técnico subsequente no IFTO-câmpus Palmas : formação, empregabilidade, satisfação |
Auteur(s): | Zukowski, Noemi Barreto Sales |
Orientador(es):: | Kipnis, Bernardo |
Assunto:: | Ensino profissional Ensino técnico Tocantins (Estado) |
Date de publication: | 4-nov-2014 |
Data de defesa:: | 15-nov-2013 |
Référence bibliographique: | ZUKOWSKI, Noemi Barreto Sales. Estudo comparativo entre o ensino médio integrado e o técnico subsequente no IFTO-câmpus Palmas : formação, empregabilidade, satisfação. 2013. 168 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013. |
Résumé: | O presente estudo, realizado no ano de 2012 no IFTO-câmpus Palmas,analisa de forma comparativa os cursos técnicos de nível médio ofertadosnas modalidades Técnico Subsequente e Ensino Médio Integrado. Os cursosde Agrimensura, Eletrotécnica, Mecatrônica e Informática, ofertados emambas as modalidades, foram o foco da pesquisa que teve por finalidadeestabelecer os diferenciais entre os cursos e modalidade de ensino emtermos de formação profissional, empregabilidade, desenvolvimento regionale satisfação dos estudantes com os cursos ofertados. A análise teve comoreferência a legislação que orienta o ensino profissional no Brasil,especialmente os Decretos Federais 2.208/97 e o 5.154/04, a Lei 11.892/08que criou os Institutos Federais, o Documento Base da Educação TécnicaProfissional de Nível Médio Integrada ao Ensino Médio, o Documento“Concepção e Diretrizes - Institutos Federais”, documentos institucionais,principalmente os Planos de Curso, e teóricos de referência como Antunes(2000) Ramos(2004, 2007), Frigotto(2011) e Pacheco(2011). O desenvolvimento da pesquisa se deu através da abordagem quantitativa equalitativa com utilização da análise documental, observação participante,entrevistas e questionários como instrumentos para o levantamento dosdados e informações. A pesquisa contou com a participação de 3 gestores,486 estudantes, 10 professores, 4 Coordenadores. Além de apontar diferenciais entre os cursos e modalidades ofertados, os resultados obtidos apresentaram uma perspectiva diferenciada do Ensino Médio Integrado enquanto formador de profissionais com sólida base científica que contribuirão para o desenvolvimento dos setores produtivos a médio e longo prazo integrando-se ao conceito de verticalização dos Institutos Federais.Quanto aos egressos da modalidade subsequente, os resultados mostraram que foram atingem, em prazo mais curto, o objetivo base do ensino profissional: promover o desenvolvimento local e regional através de profissionais de qualidade criando soluções técnicas e tecnológicas e contribuindo para a inclusão social e emancipação cidadã. Em sentido mais amplo, indicou a necessidade de ações que possibilitem o maior diálogo entre as áreas e destas com os arranjos produtivos locais. __________________________________________________________________________________________ ABSTRACT The present study, conducted in 2012 in IFTO – Câmpus Palmas, analyzed,in a comparative way, the High School Technical Courses offered in theSubsequent-Technical and Integrated High School modalities. Offered in bothmodalities of education, the courses of Technician in Land Surveying,Electrotechnology, Mechatronics and Technician in Computer were the focusof this research which aimed at laying the differences between the coursesand teaching modalities in terms of professional training, employment,regional development and student satisfaction. The analysis had as referencethe legislation that guides the professional education in Brazil, especially theFederal Decrees 2.208/97 and 5.154/04; the Law 11.892/08, which createsthe Federal Institutes; the Basic Document of the Technical ProfessionalEducation of Integrated High School; the Document "Conception andGuidelines - Federal Institutes"; institutional documents, mainly Course Plans,and theoretical references as Antunes (2000), Ramos (2004, 2007), Frigotto(2011) and Pacheco (2011). The research development was throughquantitative and qualitative approaches, using document analysis, participantobservation, interviews and questionnaires as tools to gather data andinformation. The research involved the participation of 3 managers, 486students, 10 teachers and 4 coordinators. Besides pointing out differencesbetween the courses offered and procedures, the results showed a differentperspective of the Integrated High School as a trainer of professionals withsolid scientific basis that will contribute to the development of the productivesectors in medium and long term, by integrating the concept of verticalizationof the Federal Institutes. Regarding the subsequent modality, the resultsshowed that it hits in shorter time the basis objective of professionaleducation: to promote local and regional development, by creatingprofessionals with quality, technical and technological solutions, andcontributing to social inclusion and citizen empowerment. In the broadestsense, this study has indicated the need for actions that enable the increaseddialogue between the areas and of them with the local productivearrangements. |
metadata.dc.description.unidade: | Faculdade de Educação (FE) |
Description: | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão da Educação Profissional e Tecnológica, Mestrado Profissional em Educação, 2013. |
metadata.dc.description.ppg: | Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado Profissional |
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Collection(s) : | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
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