Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/1668
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2008_ManoelRodriguesPereiraNeto.pdf661,37 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSiewierski, Henryk-
dc.contributor.authorPereira Neto, Manoel Rodrigues-
dc.date.accessioned2009-09-15T12:21:38Z-
dc.date.available2009-09-15T12:21:38Z-
dc.date.issued2008-12-05-
dc.date.submitted2008-12-05-
dc.identifier.citationPEREIRA NETO, Manoel Rodrigues. O sagrado à deriva: arcaísmo e modernidade da literatura. 2008. 102 f. Tese (Doutorado em Literatura)-Universidade de Brasília, Brasília, 2008.en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/1668-
dc.descriptionTese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, 2008.en
dc.description.abstractEste trabalho discute as relações de pertinência entre as duas modalidades básicas da socialidade humana – a arcaica e a moderna – e a criação artística em geral e a literária em particular. Mais especificamente, sustenta que o essencial e característico dessas socialidades se realiza de modo exemplar na arte e na literatura. Assim, o artista e, em particular, o escritor, por um lado, realiza até o fim a demanda da modernidade de gerar singularidades mutuamente impertinentes, livres para os processos de troca e influência recíproca; por outro e concomitantemente, retoma, no ato criador, o modelo arcaico de criação, que inclui o percurso completo da nadificação do mundo até sua plena reconstrução como réplica do cosmo e da ninguendade do ser humano até sua plena reconstrução como réplica dos deuses. Como resultado, emergem a obra e a personalidade artística do escritor como um microespaço-tempo do sagrado, à deriva de um desenvolvimento singular. _________________________________________________________________________________________ ABSTRACTen
dc.description.abstractThis thesis discusses the relationship between the two basic forms of human sociality – the archaic and the modern ones – and artistic creation in general and literary creation in particular. In more detail, it holds up the idea according to what the essence and typical characteristics of those forms of sociality occur exemplarily in art and literature. Therefore, the artist and, in particular, the writer, on the one hand, accomplishes completely the demand of modernity of generating singularities, clearly distinct from one another and totally free to reciprocal influences; on the other hand and simultaneously, when it comes to create, the writer reassumes the archaic model of creation, which includes the complete circuit that goes from the annihilation of the world until its total reconstruction as a reproduction of the cosmos and from the nobodyness of the human being until their total reconstruction as a reproduction of the gods. As a result of it all, the work-of-art and the artistic personality of the writer emerge as a microspace and time of the sacred, drifting on a singular development.en
dc.language.isoPortuguêsen
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.titleO sagrado à deriva : arcaísmo e modernidade da literaturaen
dc.typeTeseen
dc.subject.keywordLiteratura e sociedadeen
dc.subject.keywordLiteratura modernaen
dc.subject.keywordSagrado, Oen
dc.subject.keywordCriação (Literária, artística, etc.)en
dc.subject.keywordArcaísmoen
dc.location.countryBRAen
dc.description.unidadeInstituto de Letras (IL)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Teoria Literária e Literaturas (IL TEL)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Literaturapt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.