http://repositorio.unb.br/handle/10482/16614
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2014_PauloArgoloCruzRiosFilho.pdf | 11,13 MB | Adobe PDF | View/Open |
Title: | Um modelo de arquitetura da informação orientado a serviços |
Authors: | Rios Filho, Paulo Argolo da Cruz |
Orientador(es):: | Lima-Marques, Mamede |
Assunto:: | Organização da informação Arquitetura da informação Organização social |
Issue Date: | 24-Oct-2014 |
Data de defesa:: | 1-Jul-2014 |
Citation: | RIOS FILHO, Paulo Argolo da Cruz. Um modelo de arquitetura da informação orientado a serviços. 2014. 192 f., il. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014. |
Abstract: | O objetivo desta pesquisa é propor um Modelo de Arquitetura da Informação Orientado a Serviços (AIOS) para organizações sociais. Para atingir esse objetivo é realizada uma análise crítica de conceitos para o termo serviço, cuja consequência é a proposta de uma ideia, de um conceito e de uma ontologia para serviço. É estabelecida a vinculação da
ideia para serviço com informação e com a Arquitetura da Informação. É caracterizado
um modelo de organização social capaz de adotar e se beneficiar do AIOS. É realizada uma demonstração de adequação do AIOS, cujo propósito é determinar como aplica-lo. Um estudo de caso é apresentado como resultado da validação do AIOS em um ambiente de informação corporativa. O entendimento nesta pesquisa é o de que a informação deva ser gerenciada como um ativo organizacional e não como insumo para ser utilizado por tecnologias. As organizações sociais podem ser sucintamente entendidas como um
agrupamento de pessoas que compartilham objetivos comuns para criar produtos ou
realizar serviços. Para criar produtos ou realizar serviços, as pessoas necessitam de acesso à informação que lhes permita experimentar o fenômeno do conhecimento, tornando-as capazes de executar tarefas e tomar decisões. Organizações sociais podem ser vistas como organismos vivos compostos de partes, que devem estar logicamente dispostas para cumprir funções específicas. Estas funções podem ser entendidas como serviços. Um serviço pode
ser definido como um conjunto de atos de transformação executados por agentes para
atingir um objetivo que atenda suas expectativas, mediante comprometimento. Dessa forma, é sugerido nesta dissertação que as organizações sociais sejam vistas como uma coleção de serviços, e que serviços necessitam de informação organizada para atingirem seus objetivos. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT The objective of this research is to propose a Model Driven Architecture of the Information Services AIOS for social organizations. To achieve this goal a critical analysis of concepts was realized for the service term, the consequence of which is the proposal of an idea, a concept and an ontology for service. It was established a link of the idea of service with information and with Information Architecture. It is characterized a model of social organization that is able to adopt and benefit from the featured AIOS. A demonstration of adequacy of AIOS is performed, whose purpose is to determine how to apply it. A case study is presented as a result of the validation of AIOS in an environment of corporate information. Understanding this research is that the information must be managed as an organizational asset and not as input to be used for technologies. Social organizations can be briefly understood as a grouping of people who share common goals to create products or perform services. To create products or perform services, people need access to information that enables them to experience the phenomenon of knowledge, making them able to perform tasks and make decisions. Social organizations can be seen as living organisms composed of parts, which must be logically arranged to fulfill specific functions. These functions can be understood as services. A service can be defined as a set of acts of transformation performed by agents to achieve a goal that meets your expectations through commitment. Thus, it is suggested in this thesis that social organizations must be seen as a collection of services, and that services need information organized to achieve their goals. |
metadata.dc.description.unidade: | Faculdade de Ciência da Informação (FCI) |
Description: | Dissertação (Mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação, 2014. |
metadata.dc.description.ppg: | Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação |
Licença:: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. |
Appears in Collections: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.