http://repositorio.unb.br/handle/10482/16594
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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2014_RicardoLindemann.pdf | 1,09 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título : | Reconciliação do platonismo com o cristianismo na relação mestre e discípulo : uma análise a partir de migalhas filosóficas de Kierkegaard |
Autor : | Lindemann, Ricardo |
Orientador(es):: | Paula, Marcio Gimenes de |
Assunto:: | Kierkegaard, Soren, 1813-1855 - crítica e interpretação Platonismo Cristianismo |
Fecha de publicación : | 21-oct-2014 |
Data de defesa:: | 21-may-2014 |
Citación : | LINDEMANN, Ricardo. Reconciliação do platonismo com o cristianismo na relação mestre e discípulo: uma análise a partir de migalhas filosóficas de Kierkegaard. 2014. 130 f. Dissertação (Mestrado em Filosofia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014. |
Resumen : | Este trabalho tem como objetivo investigar a relação entre Platonismo e Cristianismo em Migalhas Filosóficas de Kierkegaard, mostrando que a diferença entre os modelos do Platonismo e do Cristianismo, apontadas pelo autor, na relação Mestre e Discípulona mesma obra, assinada por seu pseudônimo Johannes Climacus, não implica que tais modelos sejam essencial e mutuamente excludentes, mas que são passíveis de uma reconciliação. Para tanto, a partir do Platonismo e suas teorias interdependentes de Reminiscência e Metempsicose, será sustentado que a diferença supramencionada é, em certa medida, artificialmente criada ou exageradamente radicalizada pelo autor, e setentará evidenciar eventuais incompatibilidades do Cristianismo assim ‘inventado’ por Climacus com o Cristianismo primitivo (sugerindo pesquisa em Orígenes) e tradicional,bem como alguns dos mais relevantes pontos em comum deste último com o Platonismo, particularmente o Princípio da Imanência. ______________________________________________________________________________ ABSTRACT This work has the object to investigate the relation between Platonism and Christianityin Kierkegaard’s Philosophical Fragments, showing that the difference between thePlatonist and the Christian Models, pointed by the author, in the master and disciplerelationship in the same work, signed by the pseudonymous of Johannes Climacus, notimply that such models were essentially and mutually exclusives, but that they couldhave a possible reconciliation. To do such, from the Platonism and its interdependenttheories of Recollection and Metempsychosis, it will be sustained that the differencementioned above is, in certain measure, artificially created or too much radicalized bythe author, and it will be tried to show evidence of eventual incompatibilities betweenthe Christianity so ‘invented’ by Climacus and the Early (suggesting research in Origen)and Traditional Christianity, as well as some of the most relevant common pointsbetween the latter and Platonism, particularly the Principle of Immanence. |
metadata.dc.description.unidade: | Instituto de Ciências Humanas (ICH) Departamento de Filosofia (ICH FIL) |
Descripción : | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Filosofia, Programa de Pós-Graduação em Filosofia, 2014. |
metadata.dc.description.ppg: | Programa de Pós-Graduação em Filosofia |
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Aparece en las colecciones: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
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