http://repositorio.unb.br/handle/10482/16567
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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2014_ThiagoMachadoCosta.pdf | 5,12 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título : | Elementos dos jogos aplicados a um material instrucional sobre modelagem matemática de problemas físicos sob a ótica da Teoria da Aprendizagem Significativa |
Autor : | Costa, Thiago Machado da |
Orientador(es):: | Verdeaux, Maria de Fátima da Silva |
Assunto:: | Física - estudo e ensino Material didático Teoria da aprendizagem significativa Gamificação |
Fecha de publicación : | 20-oct-2014 |
Data de defesa:: | 3-jul-2014 |
Citación : | COSTA, Thiago Machado da. Elementos dos jogos aplicados a um material instrucional sobre modelagem matemática de problemas físicos sob a ótica da Teoria da Aprendizagem Significativa. 2014. 172 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014. |
Resumen : | Estudos feitos em todo o território brasileiro têm mostrado a ineficiência dos
livros didáticos em possibilitar o acesso autônomo dos estudantes aos conteúdos de
Física. A partir dos apontamentos dos estudantes em relação a esse aspecto, foi
proposta a elaboração de um material instrucional e a formulação de uma sequência didática a partir do uso da mecânica de jogos. Partindo-se dos pressupostos da gamificação, aliadas às premissas da Teoria da Aprendizagem Significativa, foi feita uma intervenção a fim de tornar o aprendizado da física mais motivador e incentivador da tomada de consciência do aprendiz em relação ao próprio processo de aprendizagem. Para verificar essa ocorrência, estudantes de uma instituição de ensino particular de Brasília foram divididos em dois grupos, um dos quais foi submetido à proposta pensada. A aplicação de testes indicou um bom crescimento conceitual do Grupo Experimental em relação ao Controle, principalmente no que diz respeito às estratégias de resolução de problemas, enquanto os questionários de opinião revelaram a validação da proposta pelos estudantes. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT Studies throughout the Brazilian territory have shown the inefficiency of textbooks in enabling autonomous student access to the contents of Physics. From the notes of the students in relation to this aspect, the development of an instructional material and formulating an instructional sequence from the use of game mechanics was proposed. Starting from the assumptions of gamification, allied to the assumptions of the Theory of Meaningful Learning, an intervention was made in order to make learning more motivating and encouraging physical awareness of the learner in relation to the learning process itself. To verify this occurrence, students of a private educational institution in Brasília were divided into two groups, one of which underwent designed proposal. The application of tests indicated a good conceptual growth in the experimental group compared to control, especially with regard to the strategies of problem solving, whereas the questionnaires have revealed the validation of the proposal by the students. |
Descripción : | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Mestrado Profissional em Ensino de Ciências, 2014. |
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Aparece en las colecciones: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
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