Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/16485
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2014_MassillaLopesDias.pdf14,45 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título : A malha e o deslocamento : um estudo das relações entre configuração espacial e mobilidade urbana em Goiânia
Autor : Dias, Massilla Lopes
Orientador(es):: Medeiros, Valério Augusto Soares de
Assunto:: Mobilidade urbana
Goiânia (GO)
Sistema viário
Fecha de publicación : 15-oct-2014
Citación : DIAS, Massilla Lopes. A malha e o deslocamento: um estudo das relações entre configuração espacial e mobilidade urbana em Goiânia. 2014. 185 f., il. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo)–Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumen : A pesquisa explora a relação entre a forma da cidade, em seu viés configuracional, e a mobilidade urbana, a partir da investigação da malha viária. É intenção avaliar a influência da configuração sobre os potenciais de deslocamento do transporte motorizado urbano, o que contribuiria para a identificação de eixos adequados à implantação de sistemas de transporte coletivo. A abordagem é sistêmica e ampara-se nos aspectos teóricos, metodológicos e ferramentais da Sintaxe do Espaço (ou Teoria da Lógica Social do Espaço), aplicados à cidade de Goiânia/GO, estudo de caso da dissertação. As análises estão estruturadas em três questões de pesquisa: (1) em que medida a configuração urbana pode afetar o desempenho quanto aos potenciais de deslocamento de transporte motorizado e de identificação de eixos de transporte coletivo; (2) de que maneira o processo de crescimento/expansão urbana e a forma resultante da malha viária interferem no cenário atual de mobilidade, considerando os modos de transporte motorizado e (3) a considerar o estudo de caso de Goiânia, como a configuração da malha viária, avaliada por meio da Sintaxe do Espaço, contribui para ações de planejamento da mobilidade urbana. A hipótese é de que a forma-espaço da cidade, por meio do viés configuracional, permite estabelecer situações específicas de acessibilidade (permeabilidade ou integração) no ambiente urbano, afetando sua mobilidade. Acredita-se que a influência ocorra tanto no que se refere ao potencial de deslocamento de veículos motorizados individuais quanto na caracterização de eixos de transporte coletivo. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT
The research explores the relationship between the urban form, in its configurational bias, and urban mobility, based on the investigation of the grid network. It is intended to evaluate the configurational influence on the displacement potential of urban motorized transport, which contributes to the identification of appropriate implementation of the mass transit systems axes. The approach is systemic and considers the theoretical, methodological and technical aspects of Space Syntax (or Theory of Social Logic of Space ) applied to the city of Goiânia/GO, the research case study. The analyzes are structured into three research questions: (1) the extent to which urban configuration can affect the performance of the potential displacement of motorized transport and the identification of lines of public transport, (2) how the urban growth process/urban sprawl and the resulting grid network interfere in the present scenario of mobility, considering the modes of motorized transport, and (3) to consider the case study of Goiânia, how the road network configuration, evaluated by means of Space Syntax, contributes to the urban mobility planning. The hypothesis is that the urban form space, through the configurational bias, allows establishing specific accessibility levels (permeability or integration) in the urban environment and thereby influence, their mobility. It is believed that the effect occurs both with regard to the potential for displacement of individual motor vehicles as in the characterization of mass transport axis.
Descripción : Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Programa de Pesquisa e Pós-Graduação, 2014.
Licença:: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece en las colecciones: Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar el registro Dublin Core completo del ítem " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/16485/statistics">



Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.