Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/16444
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_NataliaLiggeri.pdf1,12 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Seletividade e distinção no esporte : um estudo do Centro de Iniciação Desportiva (CID) no contexto da Educação Física em Escolas Públicas de Ceilândia, no Distrito Federal (DF)
Autor(es): Liggeri, Natália
Orientador(es): Azevedo, Aldo Antonio de
Assunto: Educação física - Ceilândia (DF)
Esportes - Ceilândia (DF)
Data de publicação: 13-Out-2014
Referência: LIGGERI, Natália. Seletividade e distinção no esporte: um estudo do Centro de Iniciação Desportiva (CID) no contexto da Educação Física em Escolas Públicas de Ceilândia, no Distrito Federal (DF). 2014. xi, 152 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: O Esporte ocupa posição de destaque na sociedade por ter se tornado um campo que envolve questões econômicas, sociais, educacionais e políticas. No esporte escolar há uma valorização na formação de valores, atitudes, habilidades e conduta humana. Nesta perspectiva as categorias de rendimento, competição e regulamentos ficam submetidos a princípios de educação e formação de crianças e jovens. No âmbito da Educação Física, tem-se duas grandes vertentes merecedoras de atenção: a prática nas escolas sob o enfoque de lazer, em recreação e jogos; e a perspectiva da competição, rendimento e resultado esportivo, no âmbito da escola ou não. Ao analisar a dinâmica do ensino e da prática do esporte na escola, surgiram alguns questionamentos acerca da inserção do esporte de rendimento na prática escolar; e o interesse em estudar o projeto do Centro de Iniciação Desportiva (CID). Este projeto conta com polos espalhados por todo o Distrito Federal, oferece aos alunos matriculados na rede pública de ensino acesso a iniciação esportiva em diversas modalidades. Atuam, ainda, como agente transformador na vida dos alunos e contribuem para a descoberta de talentos esportivos. Nesta perspectiva, o presente estudo, de um modo geral, pretendeu abordar a prática do esporte nas escolas públicas do Distrito Federal, no contexto da iniciação esportiva e das competições escolares. De modo específico, teve por objetivo enfocar esta prática no contexto dos CID, no sentido de analisar se e como os alunos são selecionados, escolhidos e se distinguem dos demais, quando participam de um CID. Diante do contexto, a pesquisa teve caráter qualitativo, com características descritivas de casos múltiplos. A coleta de dados foi realizada através da análise documental, aplicação de questionários (140 com alunos dos CIDs) e a realização de entrevistas (20 professores de Educação Física do ensino regular, 07 com professores do CID e com o Gerente de Desporto Escolar); na amostragem de 11 CIDs da Cidade Satélite da Ceilândia (Região P Sul) foi selecionado para desenvolvimento do estudo. Como parte dos resultados da pesquisa é possível destacar que 40% dos professores regulares nunca fizeram nenhuma indicação de aluno para o CID e que falta uma maior integração entre os professores dos CIDs e regular neste sentido (80%); a principal forma de seleção dos alunos se faz através de convite dos professores do CID (47%); o desenvolvimento físico é o principal aspecto de distinção entre o aluno dos CIDs do regular (55%); e os professores regulares encaminham os alunos ao CID pela técnica apresentada nas aulas de educação física (50%). Conclui-se, portanto, que os CIDs são um campo de seletividade interna, pois o professor se vê obrigado a nivelar os alunos e selecionar para a participação em competições e um campo de distinção já que se observa diferenças positivas em relação aos alunos que não participam do projeto. ___________________________________________________________________________ ABSTRACT
The Sport occupies a prominent position in society by becoming a field that involves economic, social, educational and political issues. At school sports there is a recovery in the formation of values, attitudes, skills and human behavior. In this perspective the categories of income, competition and regulations are subject to the principles of education and training of children and youth. Of Physical Education, it has two major aspects deserve attention: the practice in schools under the focus of leisure, recreation and games in; and the prospect of competition, efficiency and sports results within the school or not. By analyzing the dynamics of teaching and practice of sport at school, some questions about the inclusion of sport performance in school practice arose; and the interest in studying the project of the Center for Sports Initiation (CID). This project has poles scattered throughout the Federal District, offers students enrolled in public schools access to sports initiation in various forms. Also act as an agent of change in the lives of students and contribute to the discovery of sporting talents. In this perspective, this study, in general, intended to address the sport in the public schools of the Federal District, in the context of sports initiation and school competitions. Specifically, aimed to highlight this practice in the context of the CID in order to analyze whether and how students are selected, chosen and are distinguished from the others, when they take an CID. Given the context, the research was qualitative with descriptive characteristics of multiple cases. Data collection was conducted through documentary analysis, questionnaires (with 140 students from CID) and interviews (structured and focused) with 20 physical education teachers for regular education teachers with the CID 07 and the Manager School Sport; in the sample of 11 CID Satellite City Ceilândia (Region P South) was selected to develop the study. As part of the search results is possible to highlight that 40% of regular teachers never made any statement to the CID student and lacking greater integration between the CID and regular teachers in this regard (80%); the main form of selection of students is made by invitation of the CID teachers (47%); physical development is the main aspect of the distinction between the student's regular CID (55%); and regular teachers refer students to the CID technique presented in physical education classes (50%). Therefore, it is concluded that the CID is a field of internal selectivity, because the teacher is forced to equalize students and select for participation in competitions and a field of distinction since there is positive differences in students not participate in the project.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Educação Física (FEF)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, Programa de Pós-Graduação em Educação Física, 2014.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação Física
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.