http://repositorio.unb.br/handle/10482/16418
Fichier | Description | Taille | Format | |
---|---|---|---|---|
2014_CleberRodriguesGonçalves.pdf | 839,6 kB | Adobe PDF | Voir/Ouvrir |
Titre: | Oficinas de práticas colaborativas : a formação de professores de Educação Física no contexto de um projeto socioesportivo |
Auteur(s): | Gonçalves, Cleber Rodrigues |
Orientador(es):: | Pulino, Lúcia Helena Cavasin Zabotto |
Assunto:: | Esportes - política e governo Formação profissional - Educação física Professores - formação |
Date de publication: | 8-oct-2014 |
Data de defesa:: | 30-avr-2014 |
Référence bibliographique: | GONÇALVES, Cleber Rodrigues. Oficinas de práticas colaborativas: a formação de professores de Educação Física no contexto de um projeto socioesportivo. 2014. x, 92 f. Dissertação (Mestrado em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014. |
Résumé: | Este trabalho visa contribuir com reflexões críticas sobre políticas voltadas para o desenvolvimento do Esporte no contexto social, por meio de Projetos Socioesportivos. A pesquisa justifica-se na compreensão de que o Esporte, no contexto socioeducativo, tem que ser pensado como uma atividade coletiva, carregada de significados e valores, construída por seus praticantes. Nesse contexto, o aluno é visto como sujeito de seu processo de formação e o professor como um mediador desse. Para isso, tem-se como objetivo compreender o processo de formação de professores de Educação Física de um Projeto Socioesportivo por meio de oficinas de Práticas Colaborativas. Visou, assim, especificamente: investigar quais são as concepções e práticas desses professores; construir um espaço coletivo de vivência e reflexão sobre a prática interventiva desses educadores, na perspectiva de práticas colaborativas; avaliar com eles a contribuição das oficinas realizadas para a sua formação profissional. Elegeu-se a metodologia qualitativa, apoiada no princípio de que o processo de pesquisa realiza-se a partir de relações entre o pesquisador e os participantes, no contexto investigado, por meio de um processo de co-construção e interpretação das informações produzidas. Participaram da pesquisa cinco professores de Educação Física que trabalham no Centro Olímpico (CO) de uma região Administrativa do Governo do Distrito Federal. Os procedimentos utilizados foram: contextualização do CO, a partir da leitura das Diretrizes Básicas dos Centros Olímpicos (2011/2014) e da apresentação oral do núcleo pesquisado pela Diretora de Assuntos Administrativos; entrevista inicial semiestruturada com cada participante; quatro oficinas de reflexão e discussão sobre variados temas, com a participação dos professores, a partir de estratégias apoiadas na perspectiva das Práticas Colaborativas; e uma entrevista final semiestruturada com cada participante. Adotando a Análise de Conteúdo (Bardin, 1977) foram construídas três categorias temáticas baseadas na entrevista inicial: (1) O Projeto Socioesportivo como um pretexto, (2) O professor de Educação Física como um cuidador social, e (3) O planejamento flexível e contextualizado; quatro categorias temáticas elaboradas a partir das falas dos professores nas oficinas: (1) A concepção de si e a identificação com o outro, (2) Na roda, as questões a respeito da educação, da criança e do professor, (3) O professor e o lema do CO, e (4) As relações entre o discurso e a prática dos professores; duas categorias temáticas geradas a partir da entrevista final: (1) Momento de repensar a prática profissional, e (2) O participar, o ouvir e o aprender, a partir da vivência em Práticas Colaborativas. Como resultado, encontramos uma predominância da concepção assistencialista a respeito do trabalho no CO, em que os professores se julgam cuidadores sociais, agem como pais dos alunos, ou se colocam como exemplos positivos para os alunos baseados em um perfil padrão de cidadão. Contudo, existem também ações emancipatórias quando o professor passa a atuar como mediador não para resolver problemas, mas para abrir espaços a ações participativas e mais autônomas dos alunos. Os professores avaliaram essas oficinas como um momento de possibilidade de resignificação de sua atuação profissional, por meio de um processo de parceria, com trocas de ideias (experiências) e pela oportunidade de ouvir o outro. E nessa relação, os professores conseguiram se perceber com sujeitos de seu processo de formação profissional. Concluímos que esse tipo de oficinas pode favorecer a construção de relações que mobilizam a participação de cada um e que pode transformar sua atuação numa práxis reflexiva. Esperamos que esse trabalho estimule novas pesquisas e questionamentos sobre o contexto socioesportivo articulado com a prática pedagógica. _______________________________________________________________________________________ ABSTRACT This work aims to contribute with critical reflections to the politics for sport’s development in social contexts, through Socio-sportive Projects. The research is justified by the comprehension that the sport, in a socio-educational context, needs to be thought as a collective activity, full of meanings and values, built by its practitioners. In this context, the student is seen as a subject of his own formation process and the teacher as a mediator of it. Therefore, the objective of this research was to understand the formation process of Physical Education teachers of a Socio-sportive Project through workshops of Collaborative Practice. Specifically, the aims were: to investigate what are the conceptions and practices of these teachers; to build a collective space of experience and reflection on the interventional practice of these educators from the perspective of collaborative practice; to evaluate with them the contribution of the workshops made for their professional formation. The qualitative methodology was chosen based on the principle that the research process is carried out from relations between the researcher and the participants, in the context investigated, through a process of co-construction and interpretation of the information produced. Five Physical Education teachers who work at the Olympic Center (CO) of an administrative region of Distrito Federal participated in the research. The procedures were: contextualization of the CO, from the reading of the Olympic Centers’ Basic Guidelines (2011/2014) and an oral presentation about the center studied made by the Administrative Matters Director; initial semi-structured interviews with each participant; four reflection and discussion workshops on various topics, with the participation of the teachers, made of strategies supported by the Collaborative Practice perspective; and a final semi-structured interview with each participant. Adopting the Content Analysis (Bardin, 1977), three thematic categories were built based on the initial interviews: (1) The Socio-sportive Project as a pretext, (2) The Physical Education teacher as a social caregiver, and (3) The flexible and contextualized planning; four thematic categories were drawn from the speech of the teachers in the workshops: (1) The conception about themselves and the identification with the others, (2) In the round, questions about the education, the child and the teacher, (3) The teacher and the motto of CO, and (4) The relationship between teachers’ discourse and practice; two thematic categories were generated from the final interview: (1) Time to rethink the professional practice, and (2) Participating, listening and learning from the Collaborative Practice experiences. As a result, we found the predominance of a welfare conception about the work in the CO, in which teachers judge themselves as social caregivers, act like the students’ parents or place themselves as positive models for the students based on the idea of a standard citizen. However, there are also emancipatory actions when the teacher starts to act as a mediator not to solve problems, but to open spaces to more participatory and autonomous actions of the students. Teachers rated the workshops as opportunities to reframe their professional practices, through a partnership process, with idea exchanges (experiences) and the opportunity to hear the other. Regarding this relation, the teachers were able to perceive themselves as subjects of their own professional formation process. We conclude that this kind of workshop can encourage the construction of relationships that mobilize the participation of each one and can also transform their practices into a reflective praxis. We hope this work will stimulate further research and questions about the socio-sportive context linked to the pedagogical practice. |
metadata.dc.description.unidade: | Instituto de Psicologia (IP) Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento (IP PED) |
Description: | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2014. |
metadata.dc.description.ppg: | Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde |
Licença:: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. |
Collection(s) : | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.