Skip navigation
Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/16043
Fichier(s) constituant ce document :
Fichier Description TailleFormat 
ARTIGO_ObraMemóriaInstituição.pdf540,12 kBAdobe PDFVoir/Ouvrir
Titre: Obra, memória e instituição : o papel de lídia baís na arte sul-mato-grossense
Autre(s) titre(s): Art work, memory and institution : the rola of lydia baís in the art south mato grosso
Auteur(s): Oliveira, Emerson Dionisio Gomes de
Assunto:: Arte contemporânea
Instituições de arte
Museus de arte
Date de publication: jui-2012
Editeur: Programa de Pós Graduação em Memória Social e Patrimônio Cultural
Référence bibliographique: OLIVEIRA, Emerson Dionisio Gomes de. Obra, memória e instituição: o papel de Lídia Baís na arte sul. Revista Memória em Rede, Brasília, v. 2, n. 7, p. 1-17, jul./ dez. 2012. Disponível em: <http://www2.ufpel.edu.br/ich/memoriaemrede/beta-02-01/index.php/memoriaemrede/article/view/96/91>. Acesso em: 17 jul. 2014.
Résumé: A presente pesquisa procurou compreender o impacto que a coleção de Lídia Baís operou sobre o acervo permanente do Museu de Arte Contemporânea de Mato Grosso do Sul. Louvada pelas instituições oficiais do estado como a pioneira das artes plásticas na região, Baís transformou-se num ícone por meio de sua produção situada, sobretudo, entre as décadas de 1920 e 1940, momento em que a artista estabeleceu relações com colegas e intelectuais modernistas. Entender o lugar que sua coleção, com forte acento modernista, ocupou dentro de um acervo que, desde os anos 1990, procura narrar-se como contemporâneo e a cisão que esse fato opera sobre a memória “oficializada” das artes visuais no estado está entre as propostas deste trabalho. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT
This research sought to understand the impact that the Lídia Baís collection produced on the permanent collection in the Mato Grosso do Sul Contemporary Art Museum. Praised by the state’s official institutions as being the pioneer of plastic arts in the region, Baís transformed herself into an icon through her production, situated mainly between the decades of 1920 and 1940, in a moment when the artist established relationships with colleagues and modernistic intellectuals. Understanding the place, which her collection, with a strong modernistic accent, occupied within a collection, which since the nineties seeks to be described as contemporary, is the division, which this fact has upon the “established” memory of visual arts in the state and is among the proposals of this paper.
Licença:: Revista Memória em Rede - Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons (Attribution 3.0 Unported (CC BY 3.0)). Fonte: http://www2.ufpel.edu.br/ich/memoriaemrede/beta-02-01/index.php/memoriaemrede/article/view/96/91. Acesso em: 17 jul. 2014.
Collection(s) :Artigos publicados em periódicos e afins

Affichage détaillé " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/16043/statistics">



Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.