Skip navigation
Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/16042
Fichier(s) constituant ce document :
Fichier Description TailleFormat 
ARTIGO_UmAcervoArteModernaContemporânea.pdf230 kBAdobe PDFVoir/Ouvrir
Titre: Um acervo de arte moderna e contemporânea e a identidade institucional
Auteur(s): Oliveira, Emerson Dionisio Gomes de
Assunto:: Museus de arte
Museus - formação de acervos
Arte moderna
Date de publication: jui-2008
Editeur: Programa de Pós-Graduação em História - Universidade Federal da Grande Dourados
Référence bibliographique: OLIVEIRA, Emerson Dionisio G. de. Um acervo de arte moderna e contemporânea e a identidade institucional. História em Reflexão, Dourados, v. 2, n. 4, p. 1-13, jul./ dez. 2008. Disponível em: <http://www.periodicos.ufgd.edu.br/index.php/historiaemreflexao/article/view/319/271>. Acesso em 09 jul. 2014.
Résumé: O presente trabalho procurou compreender as narrativas produzidas pelo Museu de Arte de Santa Catarina sobre sua coleção dentro de um quadro mais amplo de difusão da Arte Moderna. Para tanto, construímos uma análise crítica do acervo na relação entre os sujeitos e as instituições, definidos, respectivamente, como doadores e obras doadas ou adquiridas. O museu em questão tornou-se ímpar para essa questão, na medida em que se transformou no mais bem-sucedido empreendimento de ampliação da arte moderna fora dos centros culturais hegemônicos nos anos 40. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT
This paper sought to understand the descriptions produced by the Santa Catarina Art Museum for its collection within a wider Modern Art frame of diffusion. In order to achieve this, we developed a critical analysis of the collection in a relationship between the subjects and the institutions, respectively defined as donors and donated or acquired works of art. The museum in question became unequalled with regard to this issue, as it transformed itself into the most successful modern art amplification undertaking outside hegemonic cultural centers in the forties.
Licença:: Revista Eletrônica História em Reflexão - Autorização concedida ao Repositório da Universidade de Brasília (RIUnB) pelo editor, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0, que permite copiar, distribuir, transmitir e adaptar o trabalho, desde que o autor e licenciante seja citado, sendo permitido o uso para fins comerciais.
Collection(s) :Artigos publicados em periódicos e afins

Affichage détaillé " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/16042/statistics">



Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.