http://repositorio.unb.br/handle/10482/15996
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
ARTIGO_VivendoRefletindoAprendendo.pdf | 558,03 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título : | Vivendo, refletindo e aprendendo a cuidar em saúde mental : a terapia comunitária como estratégia de ensino no curso de enfermagem |
Otros títulos : | Living, reflecting and learning to mental health care : community as therapy education strategy in nursing course El vivir, reflejo y el aprender tomar de cuidado en de la salud mental : la terapia communitarian como estrategia de la educación en el curso de enfermeria |
Autor : | Borges, Moema da Silva |
Assunto:: | Cuidados de enfermagem Terapia comunitária Aprendizagem significativa Saúde mental |
Fecha de publicación : | dic-2010 |
Editorial : | Núcleo de Estudos de Saúde Pública - Universidade de Brasília |
Citación : | BORGES, Moema da Silva. Vivendo, refletindo e aprendendo a cuidar em saúde mental: a terapia comunitária como estratégia de ensino no curso de enfermagem. Tempus Actas de Saúde Coletiva, Brasília, v. 4, n. 1, p. 135-145, dez. 2010. ISSN 1982-8829. Disponível em: <http://www.tempusactas.unb.br/index.php/tempus/article/view/948/893>. Acesso em: 11 Jul. 2014. |
Resumen : | O texto visa relatar a experiência de aprendizado de competências e habilidades para o cuidado em saúde mental de alunos de enfermagem da Universidade de Brasília (UnB), por meio da participação em grupos de Terapia Comunitária (TC). Conclui-se que, ao longo da disciplina, houve redimensionamento de valores, conceitos e papéis sociais dos alunos, o que demonstra que a TC pode contribuir com a aprendizagem do profissional enfermeiro no processo de cuidar em saúde mental. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT The text aims to tell the experience of abilities and competencies learning for the care in mental health of nursing students at the Universidade de Brasília (UnB), by means of the participation in groups of Community Therapy (CT). It’s possible to conclude that throughout the discipline, there was a new dimensioning of values, concepts and social papers of the students, which demonstrates that CT can contribute with the nursing professional learning in the process of taking care in mental health. _________________________________________________________________________________ RESUMEN El texto tiene por objetivo relatar la experiencia de aprendizaje de competencias y habvilidades para el cuidado en salud mental de alumnos de enfermería de la Universidad de Brasília (UnB), por medio de la participación en grupos de Terapia Comunitaria (TC). Se concluye que a lo largo de la disciplina, hubo redimensionamiento de valores, conceptos y papeles sociales de los alumnos, lo que demuestra que la TC puede contribuir con el aprendizaje del profesional enfermero en el proceso de cuidar en salud mental. |
Licença:: | Tempus Actas de Saúde Coletiva - Esta obra é licenciada sob uma Creative Commons (Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Unported (CC BY-NC-SA 3.0)). Fonte: http://www.tempusactas.unb.br/index.php/tempus/article/view/948/893. Acesso em: 14 jul. 2014. |
Aparece en las colecciones: | Artigos publicados em periódicos e afins |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.