http://repositorio.unb.br/handle/10482/15815
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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2013_DavidVermonVieira.pdf | 7,5 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título : | A adoção de redes sociais em bibliotecas universitárias espanholas : um estudo das aplicações dos recursos da web 2.0 |
Autor : | Vieira, David Vernon |
Orientador(es):: | Cunha, Murilo Bastos da |
Assunto:: | Redes sociais Bibliotecas universitárias - Espanha Serviços de informação online Web 2.0 |
Fecha de publicación : | 10-jun-2014 |
Data de defesa:: | 16-dic-2013 |
Citación : | VIEIRA, David Vernon. A adoção de redes sociais em bibliotecas universitárias espanholas: um estudo das aplicações dos recursos da web 2.0. 2013. xix, 389 f., il. Tese (Doutorado em Ciência da Informação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013. |
Resumen : | bibliotecas universitárias espanholas. Supõe-se que as redes sociais são ferramentas que propiciam
a
difusão de informações e a promoção dos serviços, no sentido de melhorar a imagem da biblioteca
universitária. Desta maneira, se pesquisou a adoção das redes sociais nessas, propondo um modelo de
adoção para bibliotecas universitárias, que considera seis fases: a criação do perfil, a publicação
de conteúdo, a interação do usuário a partir do conteúdo publicado, a criação de conteúdo pelo
usuário, o estabelecimento de normas de uso e a avaliação das métricas de uso. A revisão de
literatura abrangeu os critérios de adoção das redes sociais, o planejamento realizado pelos
bibliotecários, as possibilidades de interação do bibliotecário, a avaliação dos indicadores de
interação, o perfil do bibliotecário responsável pela atualização na biblioteca universitária e o
contexto da biblioteca universitária na Espanha. A pesquisa compreendeu estudo de campo no âmbito
acadêmico espanhol em que envolveu seis bibliotecas das Universidades Carlos III de Madri,
Universitat de Barcelona, Universidad de Alcalá de Henares, Universidad de Alicante, Universidad de
Valladolid e Universitat Politécnica de Valencia. Visou demonstrar, por meio da adoção das redes
sociais pela biblioteca, os benefícios que a biblioteca teria a oferecer como espaço organizacional
e informacional com o emprego destas ferramentas, bem como as expectativas, riscos e necessidades
que cercavam os bibliotecários no planejamento e adoção destas pela biblioteca universitária.
Mediante o modelo de Biblioteca Universitária 2.0, adaptado de “modelos gerais de abordagens das
redes sociais nas organizações”, considera a percepção dos bibliotecários participantes do processo
de adoção e atualização dos serviços nas bibliotecas universitárias. Para tanto, utilizou-se de
questionário estruturado, entrevista individual, grupo focal e observações realizadas com
bibliotecários responsáveis pelas ferramentas 2.0. Como resultados principais, a pesquisa
identificou as relações entre as fases de adoção das redes sociais em bibliotecas, a criação de
conteúdo pelo usuário e promoção dos serviços oferecidos por ela. Tendo como base as análises dos
dados coletados, emprega modelos de abordagens das redes sociais para projetar um modelo de adoção
das redes sociais em bibliotecas universitárias que permita sua integração a diferentes realidades.
Conclui que a adoção dessas ferramentas 2.0 em bibliotecas universitárias requer um planejamento
que compreenda aspectos específicos relacionados com os perfis de cada uma das plataformas criadas
para interagir com os usuários e, com isso permita realizar uma avaliação que justifique este tipo
de projeto comprovando a viabilidade e importância do modelo de adoção das redes sociais em
bibliotecas universitárias para o
estudo da interação dos usuários com os bibliotecários nestas plataformas. _______________________________________________________________________________________ ABSTRACT This qualitative research investigates the theme of social media adoption considered by academic spanish libraries. It is assumed that social media are tools that allow the dissemination of information and promotion of services, to improve the image of the academic library. In this manner, examines the social media adoption in this libraries, proposing an adoption model for academic libraries, which considers six phases: profile creation, content publishing, user interaction from the content posted, user generated content, the establishment of usage patterns and evaluation of usage library metrics. The literature review investigated the criteria for social media adoption, planning conducted by the librarians, the possibilities of interaction made by librarians, the assessment of indicators of social media interaction, the profile of the librarian involved in managing of social media in the context of the academic library in Spain. Through empirical study in academic spanish libraries like as Universidad Carlos III de Madrid, Universitat de Barcelona, Universidad de Alcalá de Henares, Universidad de Alicante, Universidad de Valladolid and Universitat Politécnica de Valencia, respectively, it aims to demonstrate, through the adoption of social media by the academic library, the benefits that the library would have to offer as organizational and informational space with the use of these social media, as well as expectations, risks and needs surrounding the librarians in planning and adoption of these the university library. Through the Academic Library 2.0 model, adapted from "social media models covers in organizations", considers the perception of librarians participating in the adoption process and upgrade services in university libraries. Therefore, we used semi-structured survey, interview, focus group and observational research accomplished with librarians in charge for social media. As main results, the research identified the relationships between stages of social media adoption in libraries, the user generated content and promotion of library services. Based on the analysis of data collected employs social media models approaches to design a social media adoption model in academic libraries allowing their integration to different realities within the university libraries. Concludes that the social media tools adoption in academic libraries requires planning that understands specific aspects related to the profiles of each of the platforms created to interact with users and thus allow an assessment that justifies this type of project proving the viability and importance of the social media adoption model in academic libraries for the study of the interaction of users with the librarians in these platforms. |
metadata.dc.description.unidade: | Faculdade de Ciência da Informação (FCI) |
Descripción : | Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, 2013. |
metadata.dc.description.ppg: | Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação |
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Aparece en las colecciones: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
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