Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/15776
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_LocalidadesPedagogiaSapatos.pdf1,58 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Localidades e a pedagogia dos sapatos transviados de Almodóvar
Outros títulos: Localidades y la pedagogia de los zapatos desviados deAlmodóvar
Localities and the Almodóvar’s queer shoes pedagogy
Autor(es): Bezerra Júnior, Belidson Dias
Assunto: Arte - estudo e ensino
Justiça social
Almodóvar, Pedro
Arte e educação
Data de publicação: Mai-2013
Editora: Rede Ibero-Americana de Educação Artística
Referência: DIAS, Belidson. Localidades e a pedagogia dos sapatos transviados de Almodóvar. Invisibilidades: revista Ibero-Americana de pesquisa em educação, cultura e artes, Lisboa, v. 4, p. 28-42, maio 2013. Disponível em: <http://issuu.com/invisibilidades/docs/invisibilidades_4_maio_2013>. Acesso em: 27 maio 2014.
Resumo: Este artigo é uma colagem de ideias, histórias e memórias ancorada numa experiência prática pedagógica para evidenciar modos de pensar sobre como a pedagogia visual se entrelaça a mudança social. Associei memória pessoal e a teoria em educação da cultura visual para reconstruir ideias de que a visualidade atua tanto como uma força para analisar e questionar o que existe e existiu, assim como explorar a reconstrução social como tema crítico para as práticas contemporâneas de arte/educação. O uso do discurso imagético de Almodóvar funcionou como um instrumento da pedagogia visual ao provocar discursos não-normativos, incitando uma intensa discussão de seus significados sociais. _________________________________________________________________________________ RESUMEN
Este artículo es un collage de ideas, historias y memorias ancladas en una experiencia práctica pedagógica para evidenciar modos de pensar sobre cómo la pedagogía visual se mezcla con el cambio social. Asocié memoria personal con la teoría de educación en cultura visual para reconstruir ideas de que la visualidad actúa tanto como una fuerza para analizar y cuestionar lo que existe y existió así como para explorar la reconstrucción social como tema crítico para as prácticas contemporáneas de educación artística. El uso del discurso imagético de Almodóvar funcionó como un instrumento de la pedagogía visual al provocar discursos no-normativos incitando una intensa discusión de sus significados sociales. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT
This paper is a collage of ideas, stories and memories rooted in a practical teaching experience in order to highlight ways of thinking about how visual pedagogy intertwines with social change. I associated personal memory and theory of visual culture education to reconstruct ideas that visuality acts both as a force to analyze and question what exists and has existed as well as exploring social reconstruction as a critical issue for contemporary art education practice. The use of Almodóvar’s visual discourse worked as an instrument of visual pedagogy while inciting non-normative discourse and prompting an intense discussion of its social meanings.
Licença: Invisibilidades - Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons. Fonte: http://issuu.com/invisibilidades/docs/invisibilidades_4_maio_2013. Acesso em: 27 maio 2014.
Aparece nas coleções:Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons