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ARTIGO_LocalidadesPedagogiaSapatos.pdf1,58 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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dc.contributor.authorBezerra Júnior, Belidson Dias-
dc.date.accessioned2014-06-05T15:16:00Z-
dc.date.available2014-06-05T15:16:00Z-
dc.date.issued2013-05-
dc.identifier.citationDIAS, Belidson. Localidades e a pedagogia dos sapatos transviados de Almodóvar. Invisibilidades: revista Ibero-Americana de pesquisa em educação, cultura e artes, Lisboa, v. 4, p. 28-42, maio 2013. Disponível em: <http://issuu.com/invisibilidades/docs/invisibilidades_4_maio_2013>. Acesso em: 27 maio 2014.en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/15776-
dc.description.abstractEste artigo é uma colagem de ideias, histórias e memórias ancorada numa experiência prática pedagógica para evidenciar modos de pensar sobre como a pedagogia visual se entrelaça a mudança social. Associei memória pessoal e a teoria em educação da cultura visual para reconstruir ideias de que a visualidade atua tanto como uma força para analisar e questionar o que existe e existiu, assim como explorar a reconstrução social como tema crítico para as práticas contemporâneas de arte/educação. O uso do discurso imagético de Almodóvar funcionou como um instrumento da pedagogia visual ao provocar discursos não-normativos, incitando uma intensa discussão de seus significados sociais. _________________________________________________________________________________ RESUMENen
dc.description.abstractEste artículo es un collage de ideas, historias y memorias ancladas en una experiencia práctica pedagógica para evidenciar modos de pensar sobre cómo la pedagogía visual se mezcla con el cambio social. Asocié memoria personal con la teoría de educación en cultura visual para reconstruir ideas de que la visualidad actúa tanto como una fuerza para analizar y cuestionar lo que existe y existió así como para explorar la reconstrucción social como tema crítico para as prácticas contemporáneas de educación artística. El uso del discurso imagético de Almodóvar funcionó como un instrumento de la pedagogía visual al provocar discursos no-normativos incitando una intensa discusión de sus significados sociales. _________________________________________________________________________________ ABSTRACTen
dc.description.abstractThis paper is a collage of ideas, stories and memories rooted in a practical teaching experience in order to highlight ways of thinking about how visual pedagogy intertwines with social change. I associated personal memory and theory of visual culture education to reconstruct ideas that visuality acts both as a force to analyze and question what exists and has existed as well as exploring social reconstruction as a critical issue for contemporary art education practice. The use of Almodóvar’s visual discourse worked as an instrument of visual pedagogy while inciting non-normative discourse and prompting an intense discussion of its social meanings.en
dc.language.isoPortuguêsen
dc.publisherRede Ibero-Americana de Educação Artísticaen
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.titleLocalidades e a pedagogia dos sapatos transviados de Almodóvaren
dc.title.alternativeLocalidades y la pedagogia de los zapatos desviados deAlmodóvar-
dc.title.alternativeLocalities and the Almodóvar’s queer shoes pedagogy-
dc.typeArtigoen
dc.subject.keywordArte - estudo e ensinoen
dc.subject.keywordJustiça socialen
dc.subject.keywordAlmodóvar, Pedroen
dc.subject.keywordArte e educaçãoen
dc.rights.licenseInvisibilidades - Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons. Fonte: http://issuu.com/invisibilidades/docs/invisibilidades_4_maio_2013. Acesso em: 27 maio 2014.en
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