Skip navigation
Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/15772
Fichier(s) constituant ce document :
Fichier Description TailleFormat 
2013_AntoniaAdrianaSoaresGomes.pdf4,87 MBAdobe PDFVoir/Ouvrir
Titre: Utilização da metodologia Blended Learning na disciplina introdução em engenharia elétrica
Auteur(s): Gomes, Antonia Adriana Soares
Orientador(es):: Abdalla Júnior, Humberto
Assunto:: Engenharia elétrica - estudo e ensino
Tecnologia da informação e da comunicação
Date de publication: 5-jui-2014
Référence bibliographique: GOMES, Antonia Adriana Soares. Utilização da metodologia Blended Learning na disciplina introdução em engenharia elétrica. 2013. xii, 119 f. , il. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica)—Universidade de Brasília, 2013.
Résumé: Este trabalho descreve uma experiência utilizando a metodologia Blended Learning no curso de graduação de engenharia elétrica da Universidade de Brasília (UnB). Esta abordagem foi aplicada na disciplina “Introdução à Engenharia Elétrica”, ministrada para alunos do 1.º semestre. O método de ensino proposto mistura elementos de duas modalidades de ensino, tradicional e e-learning mediados pelas Novas Tecnologias de Informação e Comunicação (NTIC). No decorrer do trabalho são apresentados um histórico do ensino em engenharia no Brasil e as mudanças ocorridas ao longo dos anos dentro do processo ensino-aprendizagem. Tais mudanças de paradigmas afetaram o processo de formação dos engenheiros e a partir desta reflexão, é identificada a necessidade de reformas estruturais nos currículos tradicionais de engenharia a fim de formar profissionais capacitados para atuar no mercado. A pesquisa bibliográfica sobre a abordagem em questão e, finalmente, a análise dos resultados obtidos através do questionário de avaliação da metodologia. _________________________________________________________________________________________________ ABSTRACT
This paper describes an experiment using a Blended Learning methodology in undergraduate electrical engineering from the University of Brasilia (UNB). This approach was applied in the course "Introduction to Electrical Engineering", taught to students 1o Semester. The teaching method proposed mixing elements of two methods of teaching, traditional and e-learning mediated by the New Technologies of Information and Communication (NTIC). Throughout the paper we present a history of engineering education in Brazil and the changes over the years in the teaching-learning process. Such paradigm shifts have affected the process of training of engineers and from this reflection, it identified the need for structural reforms in traditional engineering curricula to train professionals able to operate in the market. The literature on the approach in question, and finally analyzing the results obtained from the evaluation questionnaire methodology.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Tecnologia (FT)
Departamento de Engenharia Elétrica (FT ENE)
Description: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Elétrica, 2013.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica
Licença:: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Collection(s) :Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Affichage détaillé " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/15772/statistics">



Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.