Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/15772
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_AntoniaAdrianaSoaresGomes.pdf4,87 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Utilização da metodologia Blended Learning na disciplina introdução em engenharia elétrica
Autor(es): Gomes, Antonia Adriana Soares
Orientador(es): Abdalla Júnior, Humberto
Assunto: Engenharia elétrica - estudo e ensino
Tecnologia da informação e da comunicação
Data de publicação: 5-Jun-2014
Referência: GOMES, Antonia Adriana Soares. Utilização da metodologia Blended Learning na disciplina introdução em engenharia elétrica. 2013. xii, 119 f. , il. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica)—Universidade de Brasília, 2013.
Resumo: Este trabalho descreve uma experiência utilizando a metodologia Blended Learning no curso de graduação de engenharia elétrica da Universidade de Brasília (UnB). Esta abordagem foi aplicada na disciplina “Introdução à Engenharia Elétrica”, ministrada para alunos do 1.º semestre. O método de ensino proposto mistura elementos de duas modalidades de ensino, tradicional e e-learning mediados pelas Novas Tecnologias de Informação e Comunicação (NTIC). No decorrer do trabalho são apresentados um histórico do ensino em engenharia no Brasil e as mudanças ocorridas ao longo dos anos dentro do processo ensino-aprendizagem. Tais mudanças de paradigmas afetaram o processo de formação dos engenheiros e a partir desta reflexão, é identificada a necessidade de reformas estruturais nos currículos tradicionais de engenharia a fim de formar profissionais capacitados para atuar no mercado. A pesquisa bibliográfica sobre a abordagem em questão e, finalmente, a análise dos resultados obtidos através do questionário de avaliação da metodologia. _________________________________________________________________________________________________ ABSTRACT
This paper describes an experiment using a Blended Learning methodology in undergraduate electrical engineering from the University of Brasilia (UNB). This approach was applied in the course "Introduction to Electrical Engineering", taught to students 1o Semester. The teaching method proposed mixing elements of two methods of teaching, traditional and e-learning mediated by the New Technologies of Information and Communication (NTIC). Throughout the paper we present a history of engineering education in Brazil and the changes over the years in the teaching-learning process. Such paradigm shifts have affected the process of training of engineers and from this reflection, it identified the need for structural reforms in traditional engineering curricula to train professionals able to operate in the market. The literature on the approach in question, and finally analyzing the results obtained from the evaluation questionnaire methodology.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Tecnologia (FT)
Departamento de Engenharia Elétrica (FT ENE)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Elétrica, 2013.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.